As impressionantes imagens do fumo dos incêndios portugueses que chegaram à Galiza: céu nublado e sol vermelho

Vista do sol tingido de vermelho pelo fumo dos incêndios que afectam Portugal esta quarta-feira em Santiago de Compostela. (EFE/Lavandeira Jr)

Portugal atravessa atualmente um dos momentos mais críticos dos últimos anos em termos de incêndios. Mais de 110 estão ativos no momento: no centro e norte do país, ainda que ao nível dos hectares, 2024 continua a ser o quarto pior dos últimos dez anos.

Bombeiros tentam controlar incêndios florestais nos arredores de Canelas, Portugal 18 de setembro de 2024. REUTERS/Susana Vera

E o fato é que há três dias os hectares queimados não chegavam a 18,6 mil, enquanto hoje se aproximam dos 100 mil.. A quantidade e a extensão geográfica são assustadoras, por isso o governo português declarou situação de emergência até quinta-feira à noite, bem como calamidade para os concelhos mais afetados.

Um incêndio arde nas colinas em redor de Sever do Vouga, localidade do norte de Portugal cercada por incêndios florestais, na noite de terça-feira, 17 de setembro de 2024. (AP Photo/Bruno Fonseca)

A situação é tão grave que a Espanha está inevitavelmente envolvida. Em primeiro lugar, voluntariamente, pois a partir de hoje Portugal já 270 membros da unidade militar de emergência espanhola que contribuem para os esforços de extinção.

Bombeiros cobertos de fumo trabalham num incêndio florestal em Veiga, Águeda, Portugal, 17 de setembro de 2024. REUTERS/Pedro Nunes

o rei Filipe VI Comunicou ainda esta quarta-feira à tarde que conta com Espanha para reforçar a sua ajuda, e que espera “total solidariedade” do povo espanhol do país vizinho. Além disso, o monarca garantiu ao “disponibilidade para reforçar o apoio aéreo e outros apoios do Estado espanhol.”

Lua cheia sobre o cemitério de Luarca, nas Astúrias (Espanha). (Álvaro Ballesteros/Europa Press)

Mas os incêndios também chegaram a Espanha por outra via: o fumo. Uma enorme nuvem escura se estende por 100.000 quilômetros quadrados acima do Oceano Atlântico. Este fenómeno tem sido observado em diversos pontos da Península Ibérica, mas especialmente na Galiza e nas Astúrias, de onde foi possível observar um amanhecer com a lua e o sol completamente vermelhos, bem como o céu escuro.

Em algumas zonas da comunidade autónoma este efeito durou apenas algumas horas, como é o caso da cidade de Santiago de Compostela, enquanto noutras o nuvens de fumaça Eles não saíram e continuaram a produzir esse efeito óptico na paisagem.

Lua cheia sobre a igreja cemitério de Luarca, Astúrias (Espanha). (Álvaro Ballesteros/Europa Press)

Os incêndios deixaram diversas imagens muito marcantes, além das desta manhã. Não é em vão que 72 horas foram agonizantes na luta contra uma das catástrofes mais comuns do verão e que até agora parecia não atingir com força a península. Mas no final das contas foi nos últimos dias da estação mais quente do ano quando o desastre ocorreu:

Vista de uma área queimada durante um incêndio em São Pedro do Sul, Portugal. (Reuters/Pedro Nunes)
Um avião joga água no incêndio de Sobrido, Portugal. (Susana Vera/Reuters)
Um bombeiro combate o incêndio em Veiga, Águeda, Portugal. (Pedro Nunes/Reuters)
Um homem anda de bicicleta perto do incêndio da Veiga, em Águeda, Portugal. (Reuters/Pedro Nunes)
Bombeiros tentam apagar incêndio na estrada do Junqueiro, em Águeda, Portugal. (Pedro Nunes/Reuters)
Um avião joga água no fogo em Freixiosa, Portugal. (Susana Vera/Reuters)
Um avião joga água no incêndio da Freixiosa, Portugal. (Susana Vera/Reuters)
Uma mulher combate o incêndio perto da sua casa em Vilarinho, Portugal. (Pedro Nunes/Reuters)
Moradores de Penalva do Castelo tentam combater o incêndio. (Pedro Nunes/Reuters)

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."