Número de mortos em incêndios em Portugal sobe para sete

O incêndios florestais este chicote Portugal já custaram a vida a pelo menos sete pessoas, incluindo três bombeiros, além de cerca de vinte feridos e milhares de hectares queimados. O governo português declarou esta terça-feira o situação de “calamidade” nos municípios em causa, e não exclui o recurso ao Fundo de Solidariedade da União Europeia (UE).

A medida foi adotada em conselho de ministros extraordinário e permitirá adotar medidas excecionais para prevenir, atuar ou restabelecer a normalidade. O primeiro-ministro, Luís Montenegrotambém prometeu punir os incendiários. “Não pouparemos esforços em ações repressivas. Não podemos perdoar aqueles que não têm perdão”, disse ele.

Portugal sofre com uma onda de incêndios que começou neste fim de semana. Atualmente Há 65 incêndios em andamentocom maior incidência nas regiões Norte e Centro do país, que também deixou cerca de cinquenta feridos. As autoridades mobilizaram um total de 5.000 soldados, além de 1.700 veículos terrestres e 29 veículos aéreos.

Sete mortos, incluindo três bombeiros

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Portugal reportou esta terça-feira a morte de três bombeiros combatendo incêndios as zonas rurais que devastaram o país desde o fim de semana, daí o número de mortes devido às chamas há sete deles.

O comandante André Fernandes explicou em conferência de imprensa em Oeiras que as três vítimas são duas mulheres e um homem, que morreram depois de a viatura em que se encontravam ter sido atingida pelas chamas quando iam combater um incêndio em Nelas.

Por seu lado, o segundo comandante nacional da Protecção Civil, Mário Silvestre, confirmou aos jornalistas a morte de outra pessoa, sem dar mais detalhes, embora os meios de comunicação locais tenham noticiado que ele é um civil.

A região de Aveiro, a mais afetada

De acordo com os últimos números publicados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil Portuguesanesta terça-feira eram 68 incêndios em andamento, 8 em resolução e 27 em conclusão.

As mais preocupantes localizam-se nas regiões centro e norte do país, com particular presença no distrito de Aveiro. No chão mais de 4.900 pessoas trabalham1.500 ativos terrestres e 19 ativos aéreos.

Na segunda-feira passada, dois aviões anfíbios espanhóis Canadair juntaram-se à Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e outros seis de França, Itália e Grécia deverão juntar-se a eles nas próximas horas.

As autoridades têm conhecimento de várias casas, habitações rurais e estabelecimentos comerciais que foram afectados pelas chamas em diferentes regiões do país. Um dos municípios envolvidos é Mangualde (distrito de Viseu, confinante com Aveiro), que inclui várias aldeias já afetadas pelo incêndio.

Terremotos nos últimos anos, maiores do que antes

reproduzir vídeo

01h29 minutos

Transcrição completa

Há mais terremotos agora?

A resposta é não.

Mas nos últimos anos eles se tornaram ainda maiores.

E isso acontece a cada minuto em qualquer lugar do planeta.

“A previsão sísmica não pode ser feita,

O que podemos fazer é antecipar o impacto do terremoto. »

Mas são apenas alguns segundos,

Dizem-nos isto no Instituto do Mar e da Atmosfera, em Lisboa.

O terremoto de agosto passado

Isso os surpreendeu.

O terremoto teve magnitude de 5,3 graus,

mas estava longe do continente.

E isso diminuiu seu impacto.

Já se passaram anos desde que a terra tremeu assim.

Sabemos que a origem do terremoto

Isto aconteceu aqui, a cerca de 60 km da costa de Sines,

numa falha que não localizaram

25 km de profundidade,

uma falha que também aponta para a capital, Lisboa.

“Procuramos ver se havia outros tremores secundários,

após o primeiro registrado após o terremoto

para ver se conseguimos descobrir qual é a orientação

da falha tectônica”

Ao longo da costa e em direção às ilhas dos Açores e da Madeira

Eles têm 100 estações de monitoramento sísmico.

“Sabemos que esta área

tem uma interação de placas tectônicas

e pode gerar terremotos com magnitude superior a 8,5″

Se o terremoto de agosto tivesse sido

em vez de 60 quilômetros, 30,

poderia ter causado danos a edifícios antigos

e outras estruturas.

A última revisão do plano de proteção sísmica

Foi produzido em 2019,

mas há muitos edifícios no centro de Lisboa,

como a baixa, que não se conforma com ela.

Terremotos nos últimos anos de maior magnitude do que antes

Como a agência EFE pôde verificar no terreno, Moradores do bairro se organizaram com bombeiros construir blocos contra as chamas, que já afetaram vários edifícios. De enxada na mão ou com mangueiras de jardim da própria casa, dezenas de moradores participam cadeias humanas de prevenção.

“Para ver se conseguimos proteger parte das casas, o armazenamento dos animais e todas essas coisas”, explicou à EFE António, residente na localidade de Mesquitela, em Mangualde. rosto coberto por uma máscara para proteger contra a fumaça intensa transportada pelos ventos.

Por outro lado, João Pedro, um jovem brasileiro residente na mesma cidade, disse em declarações à EFE que começou a sentir o cheiro da chegada do fumo ao amanhecer: “Não conseguíamos ver de perto aqui mas havia muito cheiro à noite“, garantiu.

Paula Santos é outra vizinha preocupada com a situação e já conhece casas de amigos próximas às chamas. “É muito preocupante ver tudo queimando ao nosso redor. É difícil, muito, muito difícil”, disse ele.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."