Fundacite Portuguesa articula grandes projetos de educação científica e tecnológica

A Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Fundacite) do Estado de Portuguesa prepara-se para apoiar o novo período letivo que se inicia no próximo dia 30 de setembro.

Depois do sucesso das “Férias Científicas e Tecnológicas” e das “Férias da Robótica”, serão realizados planos massivos em termos de formação educacional, de acordo com as diretrizes do governo bolivariano.

Durante o primeiro semestre do corrente ano, a Fundacite Portuguesa atendeu mais de 3.600 crianças e jovens de 114 estabelecimentos de ensino e contou com a participação direta de 347 professores.

Durante as “Férias Científicas e Tecnológicas”, foram beneficiadas 297 crianças e jovens, dos 5 aos 12 anos, através da aplicação de estratégias de ensino em biologia, física química, biodiversidade, agroprodução, robótica, telecomunicações e conservação ambiental.

“Graças a este projeto de férias percebi o quanto adoro química”, disse Sofía Rivero, “nunca pensei que pudesse fazer experiências porque tenho apenas 9 anos.

Por sua vez, Sara Valladares, 14 anos, afirmou: “Nunca tive oportunidade de aprender esta matéria, fiquei surpreendida ao saber que gosto de programação e gostaria de saber mais. »

Durante este período, 79 meninos, meninas e jovens de duas freguesias do concelho de Guanare beneficiaram do apoio da Robotic Vacations, um espaço que lhes permitiu descobrir e aplicar os seus talentos nesta disciplina.

A agenda que a Fundacite Portuguesa irá desenvolver, em conjunto com as restantes entidades vinculadas ao Ministério do Poder Popular para a Ciência e Tecnologia, inclui o Programa Nacional de Sementes Científicas com Itinerários Científicos e a robótica educativa, para continuar a promover as primeiras vocações em ciência e tecnologia.

Gabinete de Gestão de Comunicação do Ministério do Poder Popular para a Ciência e Tecnologia / Jornalista: Vanessa Gutiérrez com informações da Fundacite Portuguesa.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."