A Geórgia surpreende; venceu Portugal por 2-0

▲ Os georgianos comemoraram a qualificação com euforia e agora enfrentam a Espanha.Aplicativo de fotos

Trecho do editorial

Jornal La Jornada
Quinta-feira, 27 de junho de 2024, p. a11

A estreante na Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Geórgia, surpreendeu na última jornada da fase de grupos ao derrotar Portugal por 2-0 ontem em Gelsenkirchen, garantindo a passagem para os oitavos-de-final, onde defrontará a Espanha. Enquanto os portugueses enfrentarão a Eslovênia na próxima rodada.

Apesar deste revés, os portugueses, que já tinham garantido o lugar, terminaram líderes do grupo F, com seis pontos. Por sua vez, os georgianos ficaram em terceiro, com três pontos.

Khvicha Kvaratskhelia (2 minutos) e Georges Mikautadze (pênalti, 57 minutos) aproveitaram a noite infeliz do português Antonio Silva, de 20 anos, que perdeu a bola no primeiro gol e cometeu o erro no segundo.

Nas jornadas anteriores, a Geórgia destacou-se pela solidez frente à Turquia (derrota por 3-1) e frente à República Checa (1-1). Desta vez tiveram o grande desafio de vencer uma poderosa equipa portuguesa e não desiludiram.

O seleccionador português, o espanhol Roberto Martínez, facilitou um pouco a missão dos georgianos ao efectuar oito alterações na equipa que venceu a Turquia por 3-0. Entre essas modificações estava a do experiente Pepe. Em seu lugar veio Silva, que acabou sendo traído pelo nervosismo.

A seleção georgiana precisava da vitória para avançar às oitavas de final, por isso saiu determinada a vencer a partida.

O astro português Cristiano Ronaldo, de 39 anos, foi titular, mas não conseguiu marcar em seu sexto Campeonato Europeu, tendo marcado nos cinco anteriores, e chutou uma garrafa de água na substituição, aos 60 minutos. A derrota não mudou a situação. panorama de Portugal, mas é um alerta contra qualquer excesso de confiança.

No outro jogo do Grupo F, a Turquia venceu por 2-1 a República Checa, que lutou apesar dos 10 jogadores a partir dos 20 minutos devido à dupla advertência do seu avançado Antonin Barak.

Com esta vitória, os turcos ocupam o segundo lugar do setor, com seis unidades, e também chegam aos oitavos-de-final. Os tchecos, por sua vez, foram excluídos do torneio ao terminarem na quarta posição, com um ponto.

O gol da vitória da Turquia surgiu nos acréscimos (90+4) graças a Cenk Tosun. O seu companheiro de equipa Hakan Çalhanoglu (51) estava à frente dos otomanos, mas Tomas Soucek (66) conseguiu um empate provisório para os checos.

No setor E, a Bélgica qualificou-se para os oitavos-de-final, apesar do empate 0-0 com a Ucrânia; Porém, a torcida de seu país dispensou o time com vaias, em repreensão à falta de agressividade e gols que os Red Devils mostraram no torneio.

Nas oitavas de final, a Bélgica, cujos jogadores ontem usaram uniforme em homenagem ao personagem cômico Tintin, com camisa azul e calça marrom, enfrenta a França na segunda-feira.

Em Frankfurt, romenos e eslovacos comemoraram a vaga nas oitavas de final após empate em 1 a 1.

Esta é a segunda vez que ambas as equipas chegam à fase seguinte: a Roménia alcançou-a na edição de 2000 e a Eslováquia na edição de 2016.

Com informações da AFP