Barcelona | A difícil transição de Mathieu para o Barça

24/10/2023 às 12h10
ISSO É

Jérémy Mathieu anunciou esta segunda-feira, aos 39 anos, a sua reforma definitiva do futebol. O futebolista francês já tinha pendurado as chuteiras em 2020, depois de ter sofrido uma grave lesão enquanto jogador do Sporting de Portugal, mas um ano depois decidiu regressar aos campos de jogo. no modesto Luynes Sports da sétima categoria do futebol francês…até esta segunda-feira.

Mathieu jogou ao longo da sua longa carreira desportiva nas fileiras do Sochaux, Toulouse, Valence, Sporting de Portgual… e antes de ingressar no futebol português, passou três temporadas no FC Barcelona. De 2014 a 2017.

O então diretor esportivo, Andoni Zubizarreta, notou Mathieu pelas excelentes atuações no Valencia, onde chegou a conquistar a capitania, e pela versatilidade, já que podia ocupar as posições de lateral-esquerdo e zagueiro centro-esquerdo. O Barça fez um esforço econômico ao pagar os 20 milhões de sua cláusulajá que Valência se recusou a negociar a transferência.

Por que vou para o Barça refinar o banco?

O que eles não sabiam no Can Barça era que Mathieu fez todo o possível para não vir, a ponto de apresentar ao então diretor desportivo do Valência uma falsa renovação de contrato com um salário inferior ao que lhe foi oferecido pelo clube blaugrana. Um contrato que o presidente da entidade Che, Amadeo Salvo, recusou categoricamente.

Mathieu explicou depois que não queria ir para o Barça porque tinha medo de ser suplente: “Eu era capitão do Valência e estava a desfrutar da minha vida lá e perguntei-me:”“Vou polir o banco do Barcelona?”. Um pensamento que talvez tenha marcado a sua passagem irregular e difícil na equipa comandada por Luis Enrique.

Temporada Liga Copa del Rey Supercopa da Espanha Liga dos Campeões Clubes Mundiais Supercopa da Europa

2014/2015 28 partidas (2 gols) 6 partidas (1 gol) 7 partidas
2015/2016 21 partidas (2 assistências) 7 partidas (1 assistência) 1 partida 3 partidas 1 partida 1 partida
2016/2017 13 partidas (1 gol) 1 partida 2 partidas

Sua primeira temporada foi promissora. O francês participou 41 partidas entre Liga, Liga dos Campeões e Copa do Rei, contribuindo para a segunda tripla da história do clube. Sua competição no torneio nacional foi particularmente importante. Mathieu marcou apenas quatro golos como blaugrana -três na Liga e um na Taça do Rei-, mas um deles foi decisivo na resolução deste campeonato.

Mathieu abriu o placar na vitória contra o Real Madrid em Camp Nou (2-1), uma vitória que permitiu ao Barça assumir a liderança da equipa liderada por Carlo Ancelotti na sua primeira passagem no banco branco. O francês terminará a tarefa uma semana depois com mais um golo decisivo em Balaídos (1-0).

Sem ser o protagonista principal, Mathieu continuou a entrar regularmente nos planos de Luis Enrique durante a sua segunda campanha como blaugrana. Principalmente numa altura em que as relações entre o treinador e Jordi Alba não atravessavam o seu melhor momento.

Na minha última temporada, não falei com Luis Enrique o ano todo

Mas um 3-0 na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões contra a Juventus, após a reviravolta histórica contra o PSG (6-1), mudou tudo. Nesse dia, Mathieu formou a defesa tripartida desenhada pelo treinador asturiano e a Juventus ultrapassou o Barça. Mathieu é substituído ao intervalo e a partir daí a sua função torna-se residual. O dia 11 de abril de 2017 marcou um antes e um depois na carreira de Mathieu no Barça..

Sua última campanha foi um inferno. Apenas 16 jogos, com pouquíssimos minutos, e uma sensação de abandono. Foi assim que o próprio Mathieu explicou de Portugal: “Parecia que a culpa foi minha na derrota contra a Juventus. Não falei com Luis Enrique o ano todo“.

Apesar deste mau pressentimento, Mathieu termina a sua etapa Barça com um total de 91 jogos e nove títulos: 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça Europeia, 1 Mundial de Clubes, 2 Ligas, 3 Taças do Rei e 1 Supertaça de Espanha.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."