BIM reúne buildingSMART Espanha e buildingSMART Portugal – Fatos de hoje

As duas associações concordam em colaborar para apoiar a transformação digital no setor da construção

A comunidade BIM continua a crescer. A tecnologia que revolucionou o setor AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção, Operações) é o pilar que agora une as organizações buildingSMART Espanha e buildingSMART Portugal, que concordaram em colaborar para apoiar, a partir da promoção da referida metodologia, a transformação digital no setor de construção.

O acordo concretizou-se no dia 10 de maio durante a celebração do V Congresso do PTBIM, em Lisboa, com a assinatura de um memorando de entendimento pelos representantes da buildingSMART Espanha e da buildingSMART Portugal, respetivamente Sergio Muñoz e José Carlos Lino. Ao abrigo deste acordo, ambas as associações comprometem-se a cooperar e colaborar em diversas iniciativas para alcançar os seus objetivos comuns de divulgação, educação e apoio à transformação digital no setor da construção com base em padrões e serviços openBIM.

Assim, o acordo prevê permitir que parceiros das duas organizações participem em atividades conjuntas, bem como participem em conferências e webinars que divulguem e destaquem as vantagens e potencialidades do BIM (Building Information Modeling) e que contribuam para promover uma formação adequada e abrangente em torno desta assunto. esta metodologia. Além disso, o acordo inclui como objectivo a celebração de um evento semestral que promova a colaboração entre as duas organizações e os seus parceiros.

BIM é uma metodologia de trabalho colaborativa para a criação e gestão de um projeto de construção que permite centralizar toda a informação do processo num único modelo digital de informação criado por todos os seus agentes. Assim, esta tecnologia, cuja utilização se estende por todo o ciclo de vida do edifício ou infraestrutura em questão, representa a evolução dos sistemas tradicionais de projeto baseados em planos, uma vez que integra informação geométrica (3D), tempos (4D), custos (5D), ambiental (6D) e manutenção (7D).

Ao longo da última década, esta metodologia foi gradualmente implementada em diferentes países e teve um forte impacto no sector público, onde se está a consolidar como um requisito essencial em concursos relacionados com a construção. Isto tem levado cada vez mais profissionais do setor a optarem por se especializar no conhecimento e domínio do BIM, embarcando na formação através de um dos muitos programas de formação. Mestre BIM on-line que são oferecidos atualmente.

Na sua firme intenção de renovar o sector da construção, a buildingSMART Spain e a buildingSMART Portugal estão comprometidas com a eficiência e a inovação, e o seu firme objectivo é promover a eficiência no sector através da utilização de padrões abertos de interoperabilidade em BIM para alcançar novos níveis de redução de custos. e tempos de resposta, bem como um aumento na qualidade. As duas associações sem fins lucrativos são compostas por representantes de todas as partes interessadas no sector da construção: promotores/investidores, empresas de construção, empresas de engenharia, empresas de arquitectura, criadores de software, gestores de instalações e projectos, centros de investigação, fabricantes de produtos e materiais, universidades e . administrações públicas.

Fonte Comunicar

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."