Crianças e jovens portugueses descobrem as propriedades do cacau graças à Rota Científica |

Um total de 90 meninos, meninas e jovens da escola e ensino médio Argimiro Gabaldón, localizado no município de Sucre, estado de Portuguesa, visitaram a unidade de produção “Los Lirios” para conhecer as propriedades do cacau.

A atividade faz parte da Rota Científica do Cacau, desenvolvida pela Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Fundacite), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA).

Durante a visita, os alunos conheceram o processo produtivo do setor, começando por uma primeira estação chamada “Sementes e Viveiros”, onde funcionários do INIA demonstraram como as mudas são produzidas em viveiros.

Posteriormente, crianças e jovens aprenderam a transplantar e a cuidar da planta. Eles também puderam observar o que acontece para tornar o grão de cacau utilizável.

Durante a atividade, os participantes conheceram os processos artesanais utilizados para transformar sementes já processadas em chocolate venezuelano de qualidade.

Para encerrar a atividade, crianças e jovens participaram de uma degustação de produtos derivados do cacau como achocolatados, creme de cacau, bombons e barras de chocolate.

Esta iniciativa insere-se no Programa Nacional “Viveiros Científicos” da Grande Missão de Ciência, Tecnologia e Inovação “Dr. Humberto Fernández-Morán”, que visa promover o interesse pelo campo científico e fortalecer os domínios fundamentais para o desenvolvimento nacional, como. como alimentação, saúde coletiva, robótica, ecologia, meio ambiente, telecomunicações, tecnologia espacial e astronomia.

FyF/Com informações da Fundacite Portuguesa

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."