Damián Borrás sagra-se campeão europeu misto em Portugal

Experiente velejador do Mahón Maritime Club reina na Europa em regata com apenas duas regatas concluídas por falta de vento

O marinheiro de Clube Marítimo de Mahón Damião Borras adicionado no fim de semana passado um novo título principal ao seu currículo com vitória no Campeonato Europeu Misto organizado no Clube Náutico de Tavira, Algarve, Portugal.

Borrás, bicampeão mundial na categoria master, campeão da Europa e da Espanha, soma uma vitória na modalidade mista com Carmen Mateo Pumariegabem como a vitória na categoria master, numa prova em que apenas duas das seis provas programadas puderam acontecer por falta de vento.

Borrás fechou suas duas atuações de sábado com duas vitórias em uma regata que parecia sem vento no domingo. A expedição Mayo já comentou isso. os relatórios não foram muito positivos e que era preciso minimizar os riscos buscando os melhores resultados no sábado caso não houvesse competição no domingo, como foi o caso, e não pudessem ser feitos desvios. A falta de vento fez com que a frota de 54 participantes nem sequer fosse para a água no domingo.

Grande presença minoritária

Também participaram marinheiros do Clube Marítimo de Mahón. Jordi Triay e Sara Franceschi, Fernando Rita e Julia Ritaque conquistou a medalha de bronze na categoria master, e Toto Hartmannque navegou ao lado Lise Gehrken.

Borrás e Mateo somaram dois 1s, terminando com 2 pontos na liderança, seguidos por Víctor Pérez e Lucía Guerrero, do CMSAP com 7 pontos (3,4) e Jacobo García e Patricia Martín com 10 pontos (2,8). Não muito longe do pódio, Jordi Triay e Sara Franceschi terminaram em quinto, com 13 pontos, depois de uma péssima primeira volta (11,2). Uma posição abaixo ficaram pai e filha Fernando Rita e Julia Rita, que terminaram com 14 pontos (7,7), dando-lhes o terceiro lugar na categoria master, enquanto Totto Hartmann e Lise Gehrken foram 13º com 29 pontos (13,16).