Fogo devora Aveiro: incêndios descontrolados já matam quatro pessoas

O comandante descreveu situações mais preocupantes devido à proximidade dos tiroteios nas aldeias de Vila Meã, onde estão a ocorrer muitas reativações, bem como em Outeiro, Souto, Tourencinho e Zimão.

O governo estendeu a situação de alerta até quinta-feira devido ao risco de incêndios. As condições meteorológicas também continuarão “extremamente elevadas” hoje e quarta-feira, particularmente nas regiões Norte e Centro. E nessa altura ainda estavam ativos esta manhã em Portugal pelo menos 27 incêndios.

Mais de 100 municípios continuam em risco máximo de incêndios rurais.

Um país em alerta máximo

O incêndio que deflagrou às Sever do Vouga devastado milhares de hectares e se espalhou rapidamente para Distrito de Aveiro. As autoridades declararam estado de alerta em tudo continente de Portugal. As medidas preventivas incluem proibição de acesso a áreas florestaisqueima de resíduos e uso de máquinas em áreas rurais.

Além disso, eles têm cursos suspensos em algumas áreas afetadas, como medida de precaução.

Ele presidente da Câmara de Albergaria-a-VelhaAntónio Loureiro, confirmou a evacuação de vários bairros, como Brandão Gomes E Cruzinha. Durante esse tempo, mais de 500 bombeirosapoiado por 160 veículos E quatro aviõescombater chamas em condições extremas, com temperaturas sufocantes e ventos fortes.

Perdas humanas trágicas

O incêndio deixou rastros trágicos. UM bombeiro morreu em Oliveira de Azeméis por um parada cardiorrespiratória durante um intervalo. Essa perda é um duro golpe para os bombeiros.

Infelizmente, também houve vítimas civis. Duas pessoas perderam a vida, uma em Sever do Vouga e outro em Albergaria-a-Velhaonde um trabalhador brasileiro foi encontrado carbonizado. UM
uma idosa que tinha casa numa zona de incêndio em Almeidinha, Mangualde, também morreu durante a noite por causa de uma doença repentina.

As cenas de destruição são chocantes, com casas E veículos consumido pelo fogo e cerca de vinte pessoas feridas.

Evacuações e fechamentos de estradas

O caos não se limita às áreas rurais. Várias estradas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Braga e Porto estão esta terça-feira encerradas ou reparadas na sequência dos incêndios rurais ocorridos pelas 07:00, informou a Lusa. .

Empresas de transportecomo Flixbus E Rede Expressostiveram que cancelar ou suspender os seus serviços, afectando dezenas de passageiros. UM Ônibus da linha Alsaque cobria a estrada entre Lisboa E Em direção à Corunhaestava preso perto Aveiro por várias horas enquanto as chamas cercavam a estrada.

David Santos Gonzálezum dos passageiros, contou como ele e outros viajantes enfrentaram a temer e o incerteza ao tentar escapar da zona de perigo. Felizmente, todos conseguiram escapar ilesos após uma cansativa jornada de sete horas.

Resposta internacional e mobilização de recursos

Dada a dimensão dos incêndios, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civilque permitiu a chegada de reforço de vários países europeus.

O União Europeia enviado oito aeronaves anfíbiasincluindo vários reserva estratégica da Espanha. equipamento França, Itália E Grécia Eles também foram mobilizados para apoiar os esforços de extinção.

O Comissário Europeu responsável pela gestão de crises, Janez Lenarcicconfirmou a ajuda e manifestou solidariedade ao povo português.

Perspectivas e desafios

Embora o número de incêndios ativos tenha diminuído nas últimas horas, a situação continua crítica. O autoridades locais E europeu Eles continuam monitorando o progresso do incêndio.

Este episódio destaca A vulnerabilidade de Portugal na frente dele mudanças climáticas e a intensidade crescente ondas de calor. A perda de vidas humanasO danos materiais e o devastação florestal são lembretes dolorosos da necessidade urgente de fortalecer medidas preventivas e o cooperação internacional no combate aos incêndios florestais.

Fonte da imagem em destaque: CJ @JCMCJCMCJCMC

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."