Lula visita Portugal e Espanha em gesto de aproximação com a União Europeia

(Por Correspondente) O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciará sua primeira viagem europeia amanhã com uma visita a Portugal e Espanha, uma semana depois de se oferecer como facilitador da paz na Ucrânia após sua cúpula na China com o presidente Xi Jinping e o reunião que teve na segunda-feira em Brasília com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e após a polêmica sobre suas declarações sobre a guerra.

A aceleração das negociações para a assinatura do acordo comercial entre a União Européia (UE) e o Mercosul também está na agenda de Lula, informou o Palácio do Itamaraty.

Lula chegará a Lisboa na sexta-feira e no dia seguinte terá uma agenda oficial que incluirá um encontro com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, antigo aliado do Partido dos Trabalhadores (PT), que tinha uma relação tensa com o ex-presidente Jair. Bolsonaro.

A visita de Lula à Península Ibérica ocorre após Bruxelas e Washington terem repudiado as declarações do presidente brasileiro após sua visita à China, país que desde 2009 é o principal parceiro comercial do Brasil, suplantando os Estados Unidos, e pelo qual Lula prometeu liderar uma espécie de clube das nações pela paz na Ucrânia.

Lula reclamou que “a Europa e os Estados Unidos (como membros da OTAN) acabam contribuindo para a continuação dessa guerra na Ucrânia”, ao que a Casa Branca respondeu que o Brasil “reproduziu propaganda russa e chinesa”.

Peter Stano, porta-voz de relações exteriores da UE, enfatizou que “os Estados Unidos e a UE estão trabalhando juntos como parceiros na assistência internacional, auxiliando a Ucrânia em exercícios de autodefesa contra a ‘invasão russa’.

Depois que suas declarações também causaram revolta em Kiev, o presidente brasileiro disse que seu governo, além de defender uma solução negociada para o conflito, “condena a violação da integridade territorial da Ucrânia”.

É neste contexto que Lula procura relançar relações com dois dos principais investidores do Brasil, Portugal e Espanha, sobretudo económicos.

No sábado, Lula e seu homólogo português realizarão uma reunião ministerial de trabalho no Palácio de Belém, sede oficial do governo, informou a secretária para Europa e América do Norte do Itamaraty, María Luisa Escorel, durante o encontro. ‘uma conferência de imprensa.

Escorel explicou que está a ser preparada a assinatura de dez acordos durante o encontro sobre educação, ciência e tecnologia, mineração, geologia, energia e saúde.

A agenda oficial segue na segunda-feira no Porto com um fórum empresarial luso-brasileiro com 150 executivos dos dois países e um acordo de comércio exterior.

Lula fará a viagem do Porto a Lisboa na segunda-feira em um cargueiro KC-390 da construtora brasileira Embraer, a terceira no mundo depois da Boeing e da Airbus, um gesto simbólico após a compra de cinco dessas aeronaves por parte dos portugueses . Forças Armadas.

Entretanto, o diplomata brasileiro explicou que o momento mais emocionante da visita será no Palácio de Queluz para a entrega do Prémio Camões, a mais alta distinção literária da língua portuguesa, ao cantor e compositor e escritor brasileiro Chico Buarque, atribuído em 2019.

Como Buarque é um ativista de esquerda de longa data e amigo pessoal de Lula, em 2019 o Bolsonaro de extrema direita, que reivindica a ditadura militar, se recusou a assinar o diploma do Prêmio Camões.

Na terça-feira, Lula fará um discurso na Assembleia Nacional Portuguesa (Parlamento) depois de receber uma homenagem na data emblemática para os portugueses, que relembra o dia em 1974, quando a ditadura de Salazar caiu por meio de um movimento cívico e militar conhecido como nome de “Revolução dos Cravos”.

Em Madri e Lisboa, Lula defenderá o andamento das negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE, que deve ser ratificado pelos parlamentos de todos os países, processo que parou em 2019.

“Para o Brasil, Portugal e Espanha são as portas naturais para a Europa”, disse Lula, que não compareceu à Cúpula Ibero-Americana realizada no mês passado na República Dominicana este ano, para a qual enviou seu chanceler Mauro Vieira, e priorizou outras fóruns, como o retorno de Brasília à Celac e Unasul.

Na terça-feira, em Madri, Lula pretende participar de um seminário que reunirá empresários brasileiros e espanhóis.

Também se encontrará com o rei Felipe VI e na quarta-feira será recebido pelo Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa.

Para o diplomata Escorel, o acordo UE-Mercosul será um assunto mais aprofundado em Madri com Sánchez, até porque no segundo semestre a Espanha assumirá a presidência da UE e o Brasil fará o mesmo no segundo semestre. semestre do Mercosul.

Lula segue para a Europa depois de ter, desde a posse em 1º de janeiro, percorrido seus principais parceiros comerciais, começando pela Argentina e Uruguai, passando pelos Estados Unidos e depois pela China. No último sábado, o presidente brasileiro também passou um dia nos Emirados Árabes Unidos. Depois da visita aos países da UE, ele planeja uma turnê pela África em junho, onde pretende ativar o grupo BIC para a proteção das florestas tropicais entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, na República Democrática do Congo. (Telam)

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."