O Fila Brasileiro, um cão do tipo molosso de enorme coragem, dócil com sua família e não serve para todos

Esta raça de morfologia molossoide foi desenvolvida em Brasil e seu primeiro padrão foi escrito em 1946. Exibido para a sociedade em exposições caninas em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940 viveram durante séculos em fazendas rurais, onde ainda cumpriam as funções para as quais haviam sido criados.

Historicamente, suas origens não são claras, embora a hipótese mais aceita é que vem de cães europeus, provavelmente mastins portugueses e espanhóis que chegaram com os colonizadoresjá que no estudos de dna mitocôndrias de raças caninas americanas, o fila brasileiro não apresenta relação com o cachorros índios pré-colombianos.

Tradicionalmente, seu papel era cão de guarda de gado pecuária, onde sofriam ataques de onças e onças-pardas, e também eram frequentemente utilizados para rastrear e capturar escravos fugindo das plantações de cana-de-açúcar. Isso nos dá uma ideia do temperamento forte e extremamente protetor possuem e que, apesar do passar dos séculos, tem se preservado como sinal de identidade nas atuais linhas do Fila Brasileiro.

Atualmente, os cavalos que competem em competições de conformidade devem ser animais que aceitam manipulações controladas por juízes e em associações brasileiras como a Clube de Diversões Fila Brasileiro (CAFIB) um teste de temperamento é realizado durante as exposições, mas é preciso ressaltar que este é um desconfiança de estranhos e é preciso controle e conhecimento.

Excelente instinto de guarda e muito seguro de si

De natureza calmao mais importante é enfatizar que com o crianças família ou outros cães e animais de estimação, desde que devidamente socializados e criados juntos, os Fila Brasileiros se destacam por sua extrema tolerância e docilidade, mas sem supervisão com adultos ou crianças que não são membros da família não são recomendados direto. Em seu núcleo familiar, porém, os Fila demonstram enorme lealdade e dependência, um “gigante” legal e muito carinhoso.

Esta raça não é reconhecida pelo clube de canil americano (AKC) e, como eles se reúnem em um declaração eles fazem em seu site, não se espera que sejam: “devido ao seu temperamento feroz de cão de guarda, eles são tão incompatíveis com os esportes e eventos do AKC que ‘é improvável que busquem, muito menos alcancem, reconhecimento. .

Localizar criadores de fila brasileiros em Espanhaaconselhamos a contactar o Clube Molossiano de Areia Espanholaou você pode expandir as informações através do Associação Mundial de Criadores de Cães da Raça Fila Brasileiro, com sede em São Paulo. Recomendamos vivamente que utilize estes canais para encontrar criadores oficiais que operem em condições seguras. bem-estar animal e mantenha um compromisso com a raça, e evite os multicriadores que anunciam nas páginas de classificados, cujos exemplares geralmente vêm de importações em massa da Europa Oriental e não oferecem garantias de saúde e aptidão física.