O ‘Projeto Cilifo’ exige da Universidade de Huelva uma reorientação da política contra incêndios florestais

A sala de diplomas da Faculdade de Ciências Experimentais da Universidade de Huelvano Campus El Carmen, organizou o seminário sobre a contribuição para a pesquisa do Universidade de Huelva No Projeto Cilifo (Centro Ibérico de Investigação e Combate a Incêndios Florestais), lançado no âmbito de um projeto Poctep (programa de cooperação transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal, 2014-20).

O dia transcorreu com uma programação variada, que contou com a presença de acadêmicos e gestores de projetos, professores renomados e os próprios pesquisadores da UHU participantes do cilipho. Os oradores convidados foram Miguel Á. Porrero, figura histórica na luta contra os incêndios florestais na Espanha e presidente do Observatório Social El Batefuegos de Oro (OSBO), e Marc Castellnou, chefe do Grup de Recolzament d’Actuacions Forestals (Grupo de Fortalecimento da Ação Florestal – Graf) do Generalitat da Catalunha.

Porrero ofereceu um passeio animado e enriquecedor pela jornada da organização defesa contra incêndio no nosso país. Por seu lado, e em complemento à conferência anterior, Castellnou fez o ponto da situação e as perspetivas futuras do combate aos incêndios florestais, centrando-se nas características e comportamento dos incêndios de 6ª geração, no papel dos pirocúmulos e na sua evolução para os pirocumulonimbus , e na necessária reorientação da política de defesa contra incêndios.

de Universidade de Huelvaseus pesquisadores cobriram uma ampla gama de tópicos de pesquisa: estimativa (Agustín Jiménez Fernández-Palacios) e uso de biomassa florestal (Joaquín Alaejos), determinantes antropogênicos da produção de grandes incêndios (Alfonso M. Doctor), modelos de gestão estratégica (Manuel Hidalgo ), sensibilidade a pragas pós-fogo (Gloria López Pantoja), regeneração pós-fogo (Raúl Tapias) e restauração ecológica de áreas ardidas (Pablo Hidalgo).

O Seminário contou ainda com a apresentação de Francisco Senra (da Agência Andaluza de Meio Ambiente e Água), materiais de sensibilização social produzidos no âmbito do projeto Cilifo.

Em suma, um interessante dia de reflexão científica sobre a combater incêndios florestaisque também contou com a presença, entre o público, de alunos do curso de graduação em Engenharia Florestal da UHU, aos quais, seguramente, proporcionou conhecimento científico avançado e abriu horizontes para futura atuação profissional.

O projeto Cilifo nasceu em resposta à difícil campanha de incêndios de 2017, que teve terríveis consequências ambientais, sobretudo em Portugal, circunstância que motivou a intensificação da prevenção e combate aos incêndios florestais, sobretudo no contexto da mudança climáticacomo um dos grandes desafios da Península Ibérica.

Neste cenário, o Junta da Andaluzia favoreceu a criação de Cilifo (https://cilifo.eu), lançado no âmbito de um projeto Poctep, com um orçamento de 24,6 milhões de euros – dos quais a UE financia 75% através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) –, e que se desenvolve desde abril de 2018.

Um dos pilares da cilipho é a promoção da investigação sobre incêndios florestais, aprofundando o seu conhecimento científico e gerando aplicações operacionais para a análise e gestão do risco de incêndios florestais e queimadas prescritas. A dinâmica e os efeitos dos incêndios nos ecossistemas têm também sido estudados, para a sua prevenção, previsão dos efeitos pós-fogo e melhoria da restauração.

Universidade de Huelva está a desenvolver, no Cilifo, um vasto programa de investigação, cujos resultados serão apresentados no seminário de quinta-feira, dia 23, com temas como a estimativa da biomassa florestal em povoamentos de sobro, determinantes antropogénicos da produção de grandes incêndios, gestão estratégica modelos no quadro legal da ZAR/PORF, aproveitamento da biomassa de pinheiros, susceptibilidade a pragas pós-fogo em pinhais, capacidade de regeneração da vegetação florestal após um incêndio, ou ainda o estudo de habitats pós-fogo.

A parceria que faz parte deste projeto é constituída por órgãos públicos, entidades e associações, tanto a nível local como regional, da área de cooperação Alentejo-Algarve-Andaluzia, e integra a Agência Andaluza do Ambiente e Águas (Amaya), o Ministério da Agricultura, Pecuária, Pescas e Desenvolvimento Sustentável da Junta de Andaluzia, como principal parceiro ; a Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal); os concelhos de Castro Marim, Loulé, Monchique e Tavira; a Fundação ONCE; finnova; o Conselho Superior de Investigação Científica (Csic); o Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (Inia); e as universidades de Cádiz, Córdoba, Évora e Huelva.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."