Olivia Smith, revelação em Portugal no Sporting CP

Olivia Smith teve uma temporada de estreia notável no Sporting CP e foi eleita Jogadora Revelação de 2023/24.

A média canadiana Olivia Smith teve uma época de estreia notável no Sporting CP e foi recentemente eleita Jogadora Revelação do Campeonato Nacional Feminino de Portugal 2023/24.

MIAMI. – À medida que o mundo do futebol feminino continua a crescer, novas caras do futebol começam a surgir e a causar impacto nos seus clubes e selecções nacionais, como a média canadiana Olivia Smith, que fez uma notável primeira época no Sporting CP e foi recentemente nomeada Jogadora Revelação do Campeonato Nacional Feminino de Portugal 2023/24.

O jovem de 19 anos tem sido uma força desde muito jovem, atraindo a atenção das melhores faculdades desde cedo. Em 2023, Smith decidiu seguir a carreira profissional assinando um contrato de três anos com a equipa portuguesa Sporting CP.

Smith não perdeu tempo em deixar sua marca. Na estreia, ela demonstrou sua habilidade goleadora e rapidamente encontrou seu ritmo em campo, permitindo que seus companheiros fizessem gols. A quase vitória da sua equipa, terminando em segundo lugar no campeonato, é uma prova da preparação da jovem equipa para a próxima temporada.

Com 16 golos, Smith consolidou-se como a melhor estreante da primeira divisão portuguesa. Os demais jogadores do campeonato a observaram e, após uma primeira temporada profissional excepcional, ela foi eleita a melhor jogadora jovem.

O talento de Smith vai além do futebol de clubes. Ela faz parte da seleção feminina canadense desde a juventude, competindo no Campeonato Feminino Sub-15 da Concacaf de 2018. Sua estreia como sênior ocorreu um ano depois, tornando-a a jogadora mais jovem a representar o Canadá. Seu progresso continuou, conquistando suas vagas na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA de 2022 e no Campeonato Feminino Sub-20 da Concacaf de 2023.

O conjunto de habilidades de Smith era algo que a técnica Bev Priestman não podia ignorar, o que a levou a fazer parte da equipe que competiria na Copa do Mundo Feminina da FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023™. A jogadora fez sua estreia aos 77 minutos da última partida de seu time na fase de grupos, contra a Austrália.

Seu crescimento não parou por aí. Em fevereiro deste ano, integrou a seleção canadense que disputou a edição inaugural da Copa Ouro Feminina da Concacaf. O seu talento voltou a mostrar-se quando marcou o seu primeiro golo como sénior na fase de grupos, ajudando o seu país a chegar às meias-finais. Seu impacto ganhou as manchetes quando ela recebeu o prêmio de melhor jogadora jovem do torneio.

Com a sua primeira temporada profissional completa, Smith está apenas começando a mostrar ao Canadá, a Portugal e ao resto do mundo porque é uma das jogadoras a observar sempre que entra em campo.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."