Paterna de Rivera conecta PMEs em Espanha e Portugal

O primeiro evento transfronteiriço de digitalização das PME rurais de Espanha e Portugal foi inaugurado em Paterna de Rivera pela Delegação Provincial de Cádiz, no âmbito do projecto de cooperação territorial “Rural Pyme Digital AAA”. O objetivo desta iniciativa é promover a transformação digital das pequenas e médias empresas localizadas em zonas rurais do sul de Espanha e de Portugal, promovendo também a criação de redes de negócios entre estas PME.

Durante o evento, organizado na presença de representantes de cerca de trinta empresas das províncias de Cádiz, Sevilha, Huelva, bem como das regiões portuguesas do Alentejo e Algarve, Andrés Clavijo, diretor do Instituto de Emprego e Socioeconómico e Tecnológico Desenvolvimento (IEDT), deu as boas-vindas aos participantes. Clavijo descreveu o encontro como “um local de encontro, troca de experiências, informação e formação para as PME rurais hispano-lusas”, sublinhando que este tipo de iniciativas “promoverão o surgimento de sinergias” que reforçarão a competitividade destas empresas.

O projeto Rural Pyme Digital AAA visa prestar apoio e aconselhamento na transformação digital das PME rurais. A Delegação Provincial, através deste e de outros programas, reforça o seu compromisso com o desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais, sublinhando que “um pequeno negócio bem estabelecido pode tornar-se o centro de actividade de uma cidade, atraindo outros pequenos negócios e estimulando a actividade económica”. crescimento.” . Clavijo acrescentou que face à “perda populacional, ao envelhecimento e ao encerramento de empresas locais”, as PME são “uma solução fundamental para inverter este processo, promovendo a mudança geracional, assegurando talentos e atraindo uma população jovem nas nossas comunidades”.

Além disso, os participantes foram informados sobre as diferentes linhas de apoio em vigor para facilitar a sua digitalização, incluindo o programa “Acelera Pyme Cádiz” e o projeto “Agrotech Digital Innovation Hub” da Junta de Andalucía. O dia conta também com a participação de empresas que já conseguiram evoluir através da digitalização, como “La Chanca, salazones y conservas de Barbate”, “Alsherry Experiences”, “Salmarim” e “DOP Sierra de Cádiz”, que partilharam as suas experiências . .

Este evento, inserido num projeto com um orçamento superior a 1,2 milhões de euros, beneficia da colaboração da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e enquadra-se no programa operacional Interreg Espanha-Portugal. A Delegação Provincial de Cádiz trabalha em colaboração com a Deputação Provincial de Huelva, a Deputação Provincial de Sevilha, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), a Fundação Andanatura, a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e a Tertúlia Algarvia. promover a sustentabilidade e a competitividade das PME rurais da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.

Envie-nos seus vídeos, fotos, reclamações e novidades pelo WhatsApp (645 33 11 00)

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."