Portugal: acabaram-se os circos de animais no Funchal

Não haverá tigres, leões, cobras ou outros animais treinados. A Câmara do Funchal decidiu proibir os circos que montam acampamentos na região e exibem animais nos seus espetáculos, uma decisão que deve ser inédita em Portugal.

“Não posso garantir, mas não conheço nenhuma outra câmara que tenha feito o mesmo”, afirma Fernando Rodrigues, coordenador da comissão política regional do PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza). A proposta partiu deste partido. , que integra a coligação Cambio, atualmente no poder executivo deste concelho.

O conselho independente presidido por Pablo Homeroom “vai autorizar os circos que pretendam funcionar no Funchal desde que não exibam animais”, explica Fernando Rodrigues. A decisão é final e dura pelo menos até ao final do mandato.

Todos os anos, no Natal, pelo menos dois circos viajam do continente para a Madeira, instalando-se na Praia Formosa e em Tecnópolis.

Numa carta enviada ao Conselho, os proprietários do circo tentaram evitar a decisão hoje anunciada, sem sucesso.

“O autarca é muito sensível à causa animal e é uma pessoa esclarecida, por isso não lhe foi difícil aceitar esta proposta”, disse o coordenador regional do PAN, acrescentando esperar que esta decisão tenha um “efeito dominó”. “Gostaríamos que outras câmaras em todo o país fizessem o mesmo.”

Em Lisboa, o único deputado do PAN na Assembleia Municipal, Miguel Santos, recentemente vereador da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e que lutou pela abolição das touradas e dos circos de animais, solicitou-o.

A Câmara Municipal comprometeu-se ainda a pôr fim à atividade que envolve aves de rapina como a águia-real e o mocho, utilizadas para fotos com turistas nas ruas do centro do Funchal. “Embora a câmara não tenha competência nesta matéria, está empenhada em pôr fim à mesma, com um “acordo de projeto”, afirma Fernando Rodrigues.

Nós precisamos de seu apoio

AnimaNaturalis existe porque milhares de milhões de animais Eles sofrem nas mãos dos humanos. Porque esses animais precisam de soluções. Porque eles merecem alguém que os defenda. Porque os animais precisam de mudanças. Porque em AnimaNaturalis queremos construir um mundo mais justo para todos.

O doações pontual e periódico nossos parceiros Eles são a principal fonte de nossos recursos.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."