Portugal sofre e chega aos quartos-de-final

PA
Frankfurt, Alemanha

Em meio a uma partida dramática e às lágrimas de Cristiano Ronaldo, Portugal chegou às quartas de final do Campeonato Europeu depois de vencer a Eslovênia nos pênaltis.
A última partida das oitavas de final do dia chegou à rodada de pênaltis depois que Ronaldo marcou o pênalti máximo na prorrogação, aos 114 minutos, mas o goleiro esloveno Jan Oblak defendeu o chute, deixando os portugueses em lágrimas e sendo consolados por todos os seus companheiros. antes de reiniciar. O tempo regulamentar e a prorrogação terminaram com o placar de 0 a 0.
Já no desempate por grandes penalidades, Ronaldo marcou o primeiro golo de Portugal e o guarda-redes português Diogo Costa defendeu três remates eslovenos, de Josip Ilicic, Jure Balkovec e Benjamin Verbic.
Bruno Fernandes e Bernardo Silva também marcaram para Portugal terminar o 3-0 a dois remates do fim.
“Fiquei triste e agora estou muito feliz. Isso é o que o futebol oferece”, disse Ronaldo em comentários traduzidos em uma entrevista pós-jogo. “Não consigo explicar”.
Portugal enfrentará a França nas quartas de final na sexta-feira, em Hamburgo, uma reedição da final de 2016 que Portugal venceu em Paris depois que Ronaldo foi nocauteado devido a lesão.
Costa já havia feito a primeira defesa na disputa de pênaltis quando Ronaldo defendeu o primeiro ataque de Portugal e chutou impecavelmente sob Oblak, que mergulhou para a direita.
Ronaldo olhou com ar de desculpa para os adeptos portugueses reunidos atrás da baliza e juntou as mãos como se estivesse a rezar. Os torcedores responderam gritando “Siuuuu”, o grito de gol característico de seu ícone do futebol.
Costa respondeu a essas orações com um dos melhores chutes a gol de qualquer goleiro, e então ele também começou a chorar.
“É provavelmente o melhor jogo da minha vida”, disse Costa. “Concentrei-me o máximo que pude. Respirei várias vezes e segui meus instintos.

“CRIS FUNCIONA MAIS”
Meia hora antes, Ronaldo estava perturbado e chorando no intervalo da prorrogação, depois que Oblak defendeu o pênalti da prorrogação, mergulhando para a esquerda para empurrar a bola em direção à trave.
“Todos sabemos que Cris é quem mais trabalha. “Eu entendo o quão frustrado você está”, disse Costa. “Para mim, é uma honra jogar no mesmo time.”
Foi a última vitória de Oblak em seu duelo pessoal durante convincentes 90 minutos do tempo regulamentar.
O intenso drama da prorrogação seguiu-se a primeiros 90 minutos muito frustrantes para Ronaldo, que surpreendentemente ainda procurava o seu primeiro golo no Euro 2024.
Depois de três cobranças de falta e dois cabeceamentos perdidos, o craque português parecia certo de marcar na primeira oportunidade de cobrança de falta em jogo aberto.
Aconteceu aos 89 minutos, quando correu em direção ao gol com a bola perfeitamente controlada. O pé esquerdo foi baixo e poderoso, mas o bloqueio de Oblak foi melhor. Ronaldo abriu os braços novamente, exasperado.