Portugal vence a Eslovénia nas grandes penalidades e qualifica-se para os quartos-de-final! | Esportes XEU

Das lágrimas por ter perdido um pênalti na prorrogação, às gargalhadas após vencer a Eslovênia nos pênaltis, Cristiano Ronaldo terá uma vida a mais na Copa da Europa graças à grande atuação do seu goleiro Diogo Costa, que reinou na tragédia -comédia do companheiro após parando três pênaltis máximos na disputa de pênaltis e salvando um mano-a-mano contra Sesko no momento final da prorrogação.

Cristiano foi eliminado da Eurocopa por muitos minutos. Oblak, muro impenetrável, outro excelente guardião que merece um monumento, interrompeu todas as suas tentativas. A mais intensa, na primeira parte do prolongamento, fez chorar o inesgotável futebolista português, que não conteve a emoção depois de falhar um penálti que teria impedido o sorteio seguinte a onze metros. Mas Diogo Costa pareceu salvar o companheiro, que voltou a atrever-se com uma grande penalidade que desta vez não falhou.

Roberto Martínez não deve ter gostado da experiência do último dia da fase de grupos, em que salvou algumas exceções, enfrentou a Geórgia com um onze cheio de substituições teóricas. Perdeu, a imagem beirava o desastre e regressou às origens, à sua equipa mais reconhecida, com quem triunfou nos dois primeiros jogos da Taça dos Campeões Europeus. As mesmas pessoas que venceram a Turquia por 0-3 apareceram no relvado da Frankfurt Arena para pôr fim à aventura da voluntária Eslovénia.

Entre eles, ainda estava Cristiano Ronaldo. O atacante do Al-Nassr jogou quase tudo. Ele perdeu apenas os 25 minutos finais da derrota para a Geórgia. A sua ambição parece não ter limites e Roberto Martínez acompanha o seu atacante até à morte. Não se importa com as críticas de que, por mais golos que marque e por mais apto fisicamente que esteja, é um peso para o projecto português. O treinador da seleção portuguesa aposta nele e pronto.

E como nos duelos anteriores, Cristiano voltou a destacar a sua ansiedade. Ele ainda não aplacou sua voracidade insaciável durante a Euro e precisa comemorar um gol para se acalmar. Isto é absolutamente necessário, caso contrário ele terá uma convulsão. Contra a Eslovênia, desde o primeiro segundo, mostrou com excessivo histrionismo que queria se tornar o jogador mais velho a marcar na história do torneio. Esta pressa e esta vontade podem ter contagiado Portugal, demasiado acelerado e ainda em quinta. Não houve pausa. Tudo estava indo rápido demais.

A Eslovénia, protegida atrás de Oblak, conseguiu resistir ao aguaceiro português na primeira parte e só preocupou Portugal com um remate de Sesko à beira do intervalo. Saiu vivo e sem gol marcado porque o rival mirou para fora do gol. Às vezes não dava certo porque faltavam milímetros a Cristiano para fazer dois cabeceios muito claros; até porque o avançado português mandou falta à entrada da área, por cima da trave, muito perto; e Palhinha, à campainha, fechou o carrossel de oportunidades com um remate que beijou o coto da trave de Oblak.

A passagem no banco de reservas acalmou Portugal, que abandonou a loucura inicial por um jogo mais lento e que também não funcionou. Apenas João Cancelo, insistente e desequilibrado na direita, conseguiu gerar algo no quadro defensivo esloveno, muito seguro no seu campo de jogo e à espera de um contra-ataque que Sesko, que mostrou a sua força na velocidade, falhou por pouco frente a Pepe. contra Diogo Costa.

Roberto Martínez procurou uma solução para os engarrafamentos com Diogo Jota e sem Vitinha, que retirou de campo para enfrentar a última meia hora. Cristiano, por sua vez, continuou a divertir-se no seu mundo, tentando tudo com um certo egoísmo, monopolizando os defeitos: os distantes, os próximos, os que se inclinam para a esquerda ou para a direita. Todos, exceto um que colidiu pelo menos com o corpo de Oblak, foram mal arremessados. E por fim, quando tinha que marcar, não o fez: aos 89 minutos, diante de Oblak, voltou a mandar a bola contra o eficiente guarda-redes esloveno.

Era altura de enfrentar um prolongamento que Portugal seguramente não esperava. O plano da Eslovênia ainda estava em vigor, só que agora era hora de estender o duelo para os pênaltis com duas seleções que tinham medo de qualquer erro no corpo e por isso nada aconteceu até a tragédia da noite. Diogo Jota causou um pênalti duvidoso e Cristiano finalmente viu a luz no fim do túnel com uma oportunidade única. Ele pegou a bola, ninguém mais conseguiu marcar o pênalti e Oblak parou.

Em lágrimas, ele saiu para o intervalo da prorrogação. A tragédia de Portugal era iminente. Sua mãe, na caixa, também chorava incontrolavelmente. Seus companheiros beijaram e abraçaram um ídolo aparentemente caído que estava prestes a estender a partida para os pênaltis. Diogo Costa deu a Cristiano mais um match point com uma defesa decisiva no confronto direto com o Sesko, o segundo a falhar num confronto que foi resolvido nos pênaltis. Mais uma vez, o guarda-redes português apareceu para travar remates de Drkusic, Balkovec e Verbic. Assim Cristiano deu um suspiro de alívio, acalmou a ansiedade e a França o espera nas quartas-de-final.

EFE/Foto: EFE

• O portal www.xeudeportes.mx reserva-se o direito de eliminar ou censurar qualquer comentário que não cumpra a política de utilização descrita acima.