Quatro das melhores cidades turísticas do mundo estão em Portugal — idealista/news

Quatro cidades e aldeias portuguesas, Ericeira, Madalena, Manteigas e Sortelhaforam galardoados pela Organização Mundial do Turismo com o prémio “Melhor cidade turística 2023”. A informação foi divulgada quinta-feira, 19 de outubro, pelo Ministério da Economia e do Mar.

O anúncio foi feito durante a reunião da Assembleia Geral e do Comité Executivo da Organização Mundial do Turismo em Samarcanda, no Uzbequistão, que premiou outros locais.

Em nota de imprensa, o governo indicou que o selo, que terá validade de três anos, distingue melhores destinos rurais à escala global, promover o papel transformador do turismo nestes territórios através de estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Esta distinção, atribuída por uma das mais importantes organizações turísticas do mundo, exalta a a excelência do turismo nacional, do interior do país e as suas ofertas turísticas diferenciadoras”, sublinhou o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, em comunicado enviado à agência Lusa.

Para o ministro, estes prémios são “um reconhecimento internacional da sustentabilidade e autenticidade do Turismo portuguêsque devemos continuar a garantir e a valorizar”.

Cidades e vilas de 4 estrelas em Portugal

Ericeira situa-se no concelho de Mafra, distrito de Lisboa, Madalena no concelho da Madalena, ilha do Pico, arquipélago dos Açores, Manter no bairro da Guarda e na Aldeia Histórica de Sortelha no concelho do Sabugal, distrito da Guarda.

Para o presidente da associação de desenvolvimento turístico Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, o reconhecimento “demonstra mais uma vez o mérito do trabalho desenvolvido pela Aldeias históricas“.

“Estamos muito satisfeitos por ter recebido este prémio que premeia a estratégia da nossa associação que visa tornar este território verdadeiramente sustentável e inovador, baseado no conceito de crescimento verde, inclusivo e inteligente para estimular o desenvolvimento local integrado e tornar-se líder em inovação num contexto de territórios com baixa densidade populacional”, acrescentou Carlos Ascensão em comunicado enviado à agência Lusa.

A Organização Mundial do Turismo destacou os vencedores como lugares “genuinamente empenhados em promover e preservar a sua patrimônio cultural e históricoe promotores do turismo sustentável”, afirmam as Aldeias Históricas.

Sortelha Este é o terceiro Aldeia histórica em Portugal recebeu o rótulo de “Melhor Aldeamento Turístico”, depois de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, o ter conquistado em 2021, e Castelo Novo, no concelho do Fundão, ter obtido o mesmo prémio em 2022. Cumeada, no concelho de Fundão, Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, também foi premiado em 2021.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."