Sem Cristiano em campo, Portugal vence a França por 1 a 0 e conquista a Taça dos Campeões Europeus

Um golo de Éder, nos acréscimos, deu a Portugal o seu primeiro título internacional, ao sagrar-se campeão europeu no domingo, com uma vitória por 1-0 sobre a França.

Aos 109 minutos, Eder marcou com um remate de pé direito de fora da área para que os portugueses festejassem na mesma casa que a França, apesar de terem disputado quase todo o jogo sem o seu talismã Cristiano Ronaldo devido a lesão.

Eder, centroavante que joga no futebol francês no Lille, substituiu Renato no final do tempo normal e foi imediatamente uma dor de cabeça constante para a defesa francesa. No gol, conseguiu recuperar a marca do zagueiro Samuel Umtiti antes de chutar que enganou o goleiro Hugo Lloris.

Do banco português, o capitão Cristiano comemorou eufórico e assistiu aos minutos finais da partida na área técnica. Doze anos depois de vivenciar a amargura da derrota de Portugal em casa por placar idêntico frente à Grécia, sagrou-se campeão pela primeira vez com a sua seleção.

Cristiano machucou o joelho durante uma entrada do meio-campista francês Dimitri Payet, aos oito minutos. O astro português do Real Madrid caiu imediatamente no chão segurando a perna e chorando de dores, e depois de tentar voltar a jogar várias vezes – a última vez com uma joelheira – foi carregado numa maca chorando de forma inconsolável.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."