Setecentos patinadores da Galiza, Portugal e França, na região Centro

Ele Troféu Internacional da Cidade de Vigo para grupos performáticos Isso acontecerá neste fim de semana (16h00, sábado e domingo) no Pavilhão Central do Complexo Esportivo Municipal de Ace Travesas. O prefeito de Vigo, Abel Cavaleiroque definiu o evento como “um dos grandes espetáculos e eventos desportivos desta cidade e também da Galiza», mostrou o seu “entusiasmo” por esta competição que contará pela primeira vez com um clube francês entre os participantes.

Pelo segundo ano consecutivo em julho, este torneio nasceu em 2016 foi apresentado pelo orientador, que argumentou que serão cerca de 700 skatistas (“uma figura muito importante”, disse ele) de trinta e cinco clubes: cinco de Vigo“é disso que eu gosto”, enfatizou ele, vinte e dois do resto da Galiza, um francês (Aunis Atlantique Patinage, da comuna de Saint Jean de Liveversay) e Sete portugueseso mesmo número do ano passado, o que foi um recorde.

Acompanhado pelo presidente da Skate Vagalume Celtamotor, Miguel Quereizaetapelo treinador Bia Fernández e por quatro patinadores da entidade (Noa, Aroa, Itziar e Clara), Caballero enfatizou que “o nível de atuação é certamente notável, com patinação de qualidade excepcional”.

Patinadores mostram cartazes do evento.

O Clube Patín Vagalume, pela sétima edição com o patrocínio da Câmara Municipal através do Fundação VIDEorganiza o evento. Oito categorias em discussão (em grupos, grandes, pequenos, juniores e promocionais pequenos e grandes, enquanto em quartetos, juniores e seniores nacionais, bem como promocionais/cadetes), o mesmo que em 2023, e dois dias à tarde que terá início com o desfile dos participantes (16h00) para dar lugar à competição (16h30).

Miguel Quereizaeta, presidente do Vagalume, lembrou que estariam na disputa até cinco clubes de Vigo (Tenda do grupo Viqueira, Vagalume Celtamotor, Indalo, El Olivo e CP Balaídos) e que a novidade será a representação francesa, inscrita na categoria quarteto nacional júnior. Com quatro horas de competição por dia, um total de 47 grupos, grandes e pequenos, e 14 quartetos. A participação portuguesa não vem apenas do norte do país vizinho, mas também da região de Lisboa.

Este ano, além disso, Um clube de patinação em linha está registrado, Club Patín Porriñoo que será uma novidade: a regulamentação federal autoriza sua participação e eles competirão na modalidade de grupos nacionais de juniores.