Paris não transmitirá jogos da Copa do Mundo em locais públicos

A cidade de Paris decidiu não exibir os jogos da Copa do Mundo em telões em espaços públicos para torcedores devido a preocupações com os abusos dos direitos dos trabalhadores migrantes e o impacto ambiental do torneio no Catar.

A decisão da capital francesa imita as adotadas em outras cidades do país.

“Existe o problema do impacto ambiental”, disse Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris responsável pelos esportes, falando na rádio France Bleu Paris na terça-feira.

Falou em “estádios climatizados” e que “devem ser questionadas as condições em que estas instalações foram construídas”.

Rabadan enfatizou que Paris não estava boicotando o torneio, mas explicou que “o modelo do Catar de construir grandes carros esportivos vai contra o que (Paris, sede das Olimpíadas de 2024) queremos como organizadores”.

Esta decisão foi tomada apesar do time de futebol da cidade, Paris Saint-Germain, ser de propriedade da Qatar Sports Investments.

“Temos relações muito construtivas com o clube e seu entorno, mas isso não nos impede de dizer quando discordamos”, ressaltou Rabadan.

Um número crescente de cidades francesas está se recusando a instalar telas gigantes para exibir jogos da Copa do Mundo em protesto contra a reputação de direitos humanos do Catar.

Arnaud Deslandes, vice-prefeito de Lille, disse que ao cancelar a exibição de partidas em telas gigantes, a cidade do norte quer enviar uma mensagem à Fifa sobre o ano irreparável que o torneio no Catar está causando ao meio ambiente.

“Queremos mostrar à FIFA que dinheiro não é tudo”, disse Deslandes à Associated Press.

Quanto à reação dos moradores à decisão da cidade, Deslandes respondeu: “Ainda não encontrei ninguém em Lille desapontado com nossa decisão”.

Na última década, o emirado rico em gás foi criticado pelo tratamento dado aos trabalhadores migrantes, principalmente do sul da Ásia, de quem precisa para construir dezenas de estádios, linhas de metrô, estradas e hotéis de bilhões de dólares.

Los ativistas mediosambientais ingleses han apoyado o cancelamento das emissões públicas nas áreas para hinchas, porque este tipo de eventos durante a tempestade que será disputada entre 20 de novembro e 19 de dezembro, usando a energia que o país tem estado guardando para Inverno.

__

Surk relatou de Nice. Sylvie Corbet em Paris contribuiu para este relatório.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."