A Câmara de Comércio de Zamora assina protocolo de colaboração entre Espanha e Portugal

A Câmara de Comércio de Zamora assinou em Lisboa o protocolo de colaboração denominado PROCOL, que estabelece uma rede de cooperação entre diversas entidades comerciais e comerciais entre Espanha e Portugal, com o objetivo de promover iniciativas empresariais e de marketing conjuntas.

Desde junho do ano anterior, a Câmara de Comércio Luso-Espanhola lidera um grupo de trabalho constituído por câmaras de comércio fronteiriças com Portugal. O principal objetivo é estabelecer um quadro de cooperação que facilite a troca de preocupações, interesses e a participação em projetos conjuntos, a fim de otimizar a utilização dos recursos e fundos europeus disponíveis.

O protocolo foi assinado por representantes de nove associações profissionais portuguesas e oito câmaras de comércio espanholas. Entre as associações portuguesas destacam-se a AEVC, AE Minho, NERBA, NERVIR, NERGA, AEBB, NEAA, NERE e NERA. Do lado espanhol, as assinaturas foram feitas pelas câmaras de comércio de Pontevedra, Vigo, Villagarcía de Arousa, Tui, Huelva, Ayamonte, Zamora, Salamanca, Cáceres e Badajoz.

A cerimónia oficial decorreu no Palácio Palhavá, residência do Embaixador de Espanha em Portugal, Juan Fernández Trigo, e na presença do presidente da Câmara de Comércio de Zamora, Enrique Oliveira. Neste contexto, o embaixador manifestou o seu apoio à iniciativa e sublinhou a importância do aprofundamento das relações entre os dois países em todas as áreas.

De igual modo, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, sublinhou que o desenvolvimento das regiões fronteiriças depende em grande parte do investimento privado e da criação de emprego para atrair novas populações, destacando o papel crucial das associações de empresas e das câmaras de comércio bilaterais na geração de riqueza nestes territórios.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."