A iniciativa “Feito en Monlora” visa fortalecer o vínculo intergeracional na cidade de Erla

ZARAGOZA, 25 de agosto (EUROPA PRESS) –

A iniciativa dos Jovens Promotores Rurais (JDR) “Feito en Monlora”, que visa fortalecer o vínculo intergeracional, acontece esta sexta-feira na localidade de Erla, em Cincoville. Sua promotora, Victoria García Casajús, de 18 anos, já promoveu diversos projetos de reativação da Região, como o Rural On, em Uncastillo, em agosto do ano passado de 2022.

“Feito en Monlora” baseia-se em atividades para todas as faixas etárias. “Quero – explicou – promover o vínculo intergeracional, parece-me que a tecnologia abriu um fosso entre os jovens”, disse Victoria García, que procura, com estas conferências, que os idosos da cidade ensinem os seus conhecimentos aos mais jovens, enquanto estes também podem ensinar novas tecnologias aos mais velhos”.

No caso de Erla, na pista em frente à piscina, onde Victoria García também trabalhou durante todo o verão, acontecem atividades ao longo da manhã, como uma oficina coletiva de pintura mural e uma oficina de crochê e, à tarde, uma oficina de papel sessão, terá lugar uma oficina de reciclagem e jogos tradicionais.

Por sua vez, “Rural On” em Uncastillo no ano passado consistiu na realização de atividades e oficinas para aprender a tecer ou origami. Os artesãos e trabalhadores da alimentação também foram chamados porque “depois da pandemia, estas pessoas precisavam de comer e não havia feiras, então vimos uma boa oportunidade para trazer novamente estas pessoas para a rua para que possam vender os seus produtos”. disse a jovem. .

Ambas as propostas foram selecionadas no âmbito do concurso “Made in Rural”, que visa revitalizar o ambiente rural de Aragão, através da rede JDR.

COMO NASCEU A INICIATIVA

Victoria García Casajus mora em Ejea de los Caballeros, embora também passe temporadas na cidade de Erla, onde nasceu. Com efeito, a sua mãe deu-lhe à luz no dia 25 de dezembro, à noite, no cruzamento da entrada da cidade.

Há dois anos, quando iniciou a Licenciatura em Belas Artes, juntou-se à 5villArte, uma ação de jovens artistas do projeto de cooperação entre grupos de ação local Jovens Promotores Rurais em que participa a Associação para o Desenvolvimento e Promoção das Cinco Villas. . ADEFO), que organizou o encontro em que participou para conhecê-los.

“Era para pessoas preocupadas com assuntos artísticos e inscrevi-me. O encontro foi no início de janeiro e no dia 6 de fevereiro já estava em Portugal, não sabia o que ia fazer e dei por mim com um projeto internacional” , disse García Casajús em declarações à Europa Press.

“FATOS PERIFÉRICOS DA JUVENTUDE”

O projeto internacional denominado “Peripheral Youth Makers”, nasceu com o objetivo de mobilizar jovens artistas da Comunidade Valenciana, Aragão, Itália e Portugal para mudar a perspetiva do mundo rural.

Ao longo de dezasseis meses, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de grupos locais de jovens criativos comprometidos com o seu território. Estão divididos em 3 cursos de formação ministrados em Espanha, Itália e Portugal e encontros a nível local para trocar ideias e experiências e assim construir em conjunto propostas coletivas que respondam aos desafios comuns da juventude destes territórios.

Este é um projeto cofinanciado pelo programa ERASMUS+ e coordenado pela associação Euroimpulse Network no âmbito da iniciativa ‘#EncuentrosPeriféricos’ lançada em 2019 em Alto Palancia (Castellón) para apoiar os ecossistemas criativos do território. Baseia-se na colaboração e nas experiências de trabalho com jovens em áreas rurais dos Jovens Promotores Rurais de Aragão, da Associação Juventude de Vila Fonche em Portugal e da Legambiente Ligonchio em Itália.

Estas 4 organizações trabalham em conjunto para definir um modelo de intervenção social, cultural e educativa adaptado às realidades dos jovens do meio rural e à criação de ferramentas e histórias que vão ao encontro das suas necessidades.

“Cheguei em casa e não era mais o mesmo, aprendi muito e descobri que havia muitos outros caminhos a seguir, mil maneiras de viver”, disse Victoria, referindo-se a alguns meninos italianos que, entre os 17 e os Aos 19 anos, começou a trabalhar num hotel rural de montanha, com quinta, burros, actividades para crianças e ao mesmo tempo estudar.

5VILLARTE

Com 5villArte, contribuiu também, em Urriés, para um dia em que produziram um fresco comunitário com os habitantes da cidade para refugiados ucranianos. Neste eles fizeram o esboço e o resto da cidade veio pintar e contribuir com seu grão de areia.

No passado mês de abril esteve em Valência e logo depois regressou a Portugal, com o projeto ‘O que esperamos’, que pretendia explicar aos jovens como tinham superado a pandemia. Eles estiveram presentes em famílias onde diversas nacionalidades se conheceram e trocaram experiências. “Você conhece todos os modos de vida, todas as coisas que acontecem com as pessoas, às vezes as coisas que acontecem com você parecem um problema e ver que você não é o único coloca mais os pés no chão.”

Victoria García dirige este verão o bar da piscina Erla com a ajuda da família e, embora tenha crescido em Ejea, é muito clara e prefere o tratamento fechado de uma cidade pequena: “Antes de pegar o bar, deu-me um passeio com minha mãe para que as pessoas nos vejam na cidade, para que a gente não chegue e ninguém saiba quem somos, é um tratamento muito mais pessoal e gosto mais desse ambiente”.

Com iniciativas como esta, o JDR promove iniciativas juvenis que procuram revitalizar o ambiente rural e fornecer soluções, bem como promover o relacionamento entre eles.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."