A Liga Árabe celebra uma reunião urgente. Futebolista português Foge de Telavive

A escalada de violência no Médio Oriente estendeu-se este domingo ao Líbano. O Hezbollah reivindica um ataque, esta manhã, contra posições israelitas e o Estado judeu confirma que não respondeu com a sua artilharia.

Para o coronel Firme Gaspar, antigo comandante do contingente português em Shama, no Líbano, a entrada na equipa do grupo militante libanês apoiado pelo Irão “era esperada”.

“Depois do ataque do Hamas, espera-se que também imponham um cerco ao norte de Israel”, explica o soldado ao Renascimento.

De momento, não há indícios da existência de vítimas, mas o ex-comandante vê a escalada de violência com “grande apreensão”.

O Hezbollah, uma poderosa milícia armada apoiada pelo Irão, entrou na guerra um dia depois de dois ataques do Hamas e da contra-ofensiva israelita, disparando balas guiadas e fogo de artilharia “em solidariedade” como o povo palestiniano. Em resposta, Israel lançou fogo de artilharia contra o Líbano.

O incêndio transfronteiriço ocorreu um dia depois de um ataque surpresa de militantes do Hamas atacar Israel com foguetes e invadir cidades israelenses, deixando pelo menos 300 israelenses mortos e pelo menos 1.600 feridos. Do lado palestino, teremos 313 civis, totalizando 1.990 feridos.

Agenda da reunião urgente da Liga Árabe

O rei Mohammed VI de Marrocos, país que detém a presidência do Conselho da Liga Árabe, convocou, no domingo, uma reunião “urgente” desta organização para esta semana, na sequência do ataque lançado no sábado pelo grupo islâmico Hamas contra Israel . .

O monarca convocou uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros árabes para “concertar e coordenar, após a deterioração da situação em Gaza e a eclosão de ações militares contra a sociedade civil, e encontrar formas de travar esta grave escalada”, indica um comunicado de imprensa do Ministério. de duas empresas estrangeiras marroquinas.

A mesma fonte acrescenta que actualmente existem “discussões intensas” para que esta reunião se realize esta semana na sede da Liga Árabe e não no Cairo.

O exército israelita declarou estado de guerra no sábado, na sequência de um poderoso ataque combinado do Hamas a partir de Gaza, com o lançamento de bombas incendiárias e a infiltração de milicianos palestinianos em território israelita.

Pelo menos 300 pessoas morreram em Israel desde que o Hamas atacou o Estado judeu com tiros e ataques terrestres, que respondeu com uma pesada ofensiva aérea que também deixou mais de 300 mortos na Faixa de Gaza, segundo o segundo relatório médico publicado no domingo.

Kiko Bondoso deixa Telavive

Kiko Bondoso, futebolista português do Maccabi Telavive, fugiu de Israel, na sequência de dois confrontos em curso desde a madrugada de sábado.

Todos os forasteiros do clube, incluindo a equipa técnica, liderada pelo irlandês Robbie Keane, deixam Israel, fugindo da guerra.

De acordo com as informações coletadas por você Renascimento, Kiko Bondoso, desta vez transferido de Vizela para o Maccabi Telavive, foi para a Grécia e aguarda contrato para Portugal. A folha Ainda deverá aterrorizar o território nacional.

O Maccabi Telavive é o líder do campeonato israelense, já suspenso devido à onda de violência.

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."