Adeus aos ricos de Portugal, bem-vindos à lei Beckham?

A ESPANHA ESTÁ BEM

O Primeiro-Ministro português poderia ter desenvolvido a melhor estratégia de planeamento fiscal da história de Portugal

Patrícia Sanz

• Patrícia Sanz
  • Advogado, jornalista e fiscalista pela Garrigues. Anteriormente, consultor fiscal para Luxemburgo e Espanha, agora editor-chefe da seção de Economia da OKDIARIO.

Tal como nos últimos 13 anos, centenas de espanhóis beneficiaram do regime fiscal especial reservado aos expatriados em PortugalAssim, houve um tempo em Espanha em que futebolistas estrangeiros de elite eram contratados por clubes de futebol nacionais para tirar partido da Lei Beckham. Sim, o jogador de futebol David Beckham foi o primeiro, daí o nome coloquial dado ao regime fiscal.

Depois do futebolista inglês, centenas de gerentes de multinacionais bem treinadas e mais bem pagas. Eles eram tributados apenas sobre os rendimentos provenientes de fontes espanholas. Mas como o verdadeiro desporto nacional deste país é a inveja, os políticos de esquerda foram rápidos a pôr fim à grande fonte de rendimentos provenientes dos impostos pagos por estes ricos: reduziram os exercícios de fiscalização do regime especial. das 10 às 5 e, durante algum tempo, foram obrigados a pagar impostos sobre os seus rendimentos mundiais e não apenas sobre os provenientes do trabalho realizado em Espanha.

E é nisso que somos levados a acreditar agora, foi isto que aconteceu ao Primeiro-Ministro português, António da Costa. O político disse bastante sobre o regime fiscal português para residentes não habituais – aquele pelo qual há dez anos centenas de líderes espanhóis estabeleceram a sua residência fiscal em terras vizinhas. Mas não, Da Costa não manifestou o desejo de acabar com este regime fiscal especial por acaso. É sobre melhor estratégia de planejamento tributário das últimas décadas. Vou tentar explicar para você.

antónio da costa, lei beckham, mentira, regulamentação fiscal especial
António Costa justifica o fim dos benefícios fiscais pela inflação imobiliária.

O êxodo de capitais espanhóis para Portugal deve-se ao plágio da nossa lei Beckham por parte do antigo primeiro-ministro português e antigo presidente da Comissão Europeia. José Manuel Durão Barroso. Desde então, centenas de espanhóis, brasileiros e outros estrangeiros apaixonados pelo país português pagaram 10% pelos seus rendimentos de fontes portuguesas, 5% pelas suas pensões e, o melhor de tudo, 0% pelos de fontes estrangeiras – no nosso caso , Espanhol. Agora o primeiro-ministro diz que acabou, mas não é o caso.

Que o anúncio de FIM de dieta imposto especial para não residentes foi tomada em Outubro de 2023, permitirá, de momento, que centenas de novos estrangeiros tenham 6 meses – uma vez que o acesso a este regime é solicitado em Março de cada ano – para planeje sua mudança de residência em Portugal e solicitar a aplicação do regime, do qual poderão beneficiar até 2034. Além disso, dado que a sua eliminação não resultará em retroatividadetodos aqueles que estão abrangidos pelo regime poderão continuar a beneficiar dele até que seja atingido o limite de 10 anos fiscais.

E o que acontecerá com todos aqueles espanhóis que estão prestes a desgastar duas décadas de impostos baixos? Eles terão Faltam 3 meses para o final deste ano para decidir se ficam em Portugal. Porque sim, valerá a pena ficar em Portugal. Mesmo que vivessem no país vizinho há 10 anos, a obrigação de optar agora pelo nosso Lei Beckhamas contas não lhes permitirão regressar ao seu país de origem.

Vamos falar sobre dinheiro. Vejamos o exemplo de um técnico espanhol chamado César. César rompeu o acordo com o regime ipatriado em Portugal e deve regressar a Espanha. Em princípio e graças a uma alteração legal introduzida este ano, César pagaria muito menos imposto sobre o rendimento ao beneficiar do nosso Lei Beckham: Com um salário de 500 mil euros brutos por ano, aqui, como residente isento de impostos, pagaria quatro quintos do que pagaria como residente em Portugal. Agora, no final do ano passado, o governo Frankenstein garantiu que este grande gestor ponderasse se queria regressar a Espanha. César não deveria pagar apenas 120 mil euros pelo seu imposto especial sobre o rendimento como impatriado. Além disso, porque é muito rico, possui bens significativos e a sua comunidade autónoma de residência não é Madrid, até 350.000 euros de imposto sobre a fortuna.

E deixamos de calcular porque, felizmente, a contribuição do Património é dedutível do imposto Imposto sobre grandes fortunas. E isto deve-se ao espírito confiscatório da esquerda que tentou aplicar um segundo imposto aos ricos e incorreu numa possível dupla tributação e que recorreu agora de outro erro jurídico para o Tribunal Constitucional.

Portanto, se César tiver bons consultores fiscais – o que terá porque ganha muito dinheiro com o seu trabalho – eles recomendarão que fique em Portugal. Que vida e a Morada Não são assim tão caros, o seu governo sabe aproveitar a ajuda europeia que vai pedir para o seu negócio e o seu primeiro-ministro sabe que não tem interesse em regressar a Espanha. Melhor pagar mais 94 mil euros em imposto sobre o rendimento das pessoas singulares e menos 350 mil euros em bens. Claro que a quadratura do círculo está bem ligada: digo aos estrangeiros espanhóis para saírem porque estão a encarecer o meu alojamento, mas no fundo sei que não vão partir e vão começar a pagar-me 45% de impostos adicionais sobre os seus preços exorbitantes. lucros. antes, eles não me admitiam. Dar as boas vindas, Lei Beckham.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."