Amurrio promove competências científicas e tecnológicas com desporto motorizado

Amurrio promove competências científicas e tecnológicas com desporto motorizadoAraceli Oiarzabal

A partir de setembro, a Amurrio Bidean (Corporação Municipal de Desenvolvimento Local) lançará um emocionante projeto com foco nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), no qual meninos e meninas de 11 a 16 anos terão a oportunidade de dirigir um carro elétrico e competir em circuitos GreenPower.

Esta atividade destina-se a pessoas inscritas em Amurrio ou estudantes de centros de formação locais, e tem como principal objetivo promover competências em ciência e tecnologia. Os participantes vão reunir-se duas vezes por semana nas instalações do Instituto Zaraobe, onde vão trabalhar na montagem do carro elétrico, na sua otimização e no desenvolvimento de estratégias, para atingir a velocidade desejada. A eles também serão confiadas responsabilidades adicionais, como encontrar financiamento e patrocinadores para cobrir as despesas e consumíveis das corridas, além de se encarregar da comunicação e marketing do projeto.

A participação mínima exigida para a realização desta atividade é de seis membros, enquanto a máxima será de doze. Isso permitirá que os participantes formem equipes e trabalhem juntos nos diferentes aspectos do projeto, rotacionando nas diferentes áreas: engenharia, finanças e comunicação. Além de ser uma experiência lúdica, esta atividade oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades práticas em áreas futuras como eletricidade, mecânica, aerodinâmica, finanças e comunicação. A equipe de profissionais fornecerá as orientações necessárias para garantir um aprendizado eficaz.

As inscrições para participar deste projeto estarão abertas durante todo o mês de julho. Para estimular a participação das mulheres nessas atividades masculinizadas, elas serão favorecidas na formação da equipe. Meninas e meninos interessados ​​em fazer parte desta equipe de construção e competição de carros elétricos podem entrar em contato com Amurrio Bidean pelo telefone 945 89 17 21 ou pelo e-mail formación@amurriobidean.org.

Na cidade vizinha de Laudio, já realizaram dois cursos a tentar promover o interesse e a motivação dos jovens pelas ciências e tecnologias, através da iniciativa Bizilabe, lançada pela Câmara Municipal e pela Fundação Elhuyar do Governo Basco, depois de um diagnóstico da STEAM ter revelado uma “fraca” vocação científica e tecnológica dos jovens, que se acentua entre as raparigas. Da mesma forma, Laudio acolhe há dois anos as provas Goblins (destinadas a crianças dos 9 aos 11 anos) do circuito GreenPower Iberia, organizadas pela líder mundial em pneus Bridgestone e a sua Fundação Alfonso Líbano Firestone, em colaboração com a Câmara Municipal e o Conselho Provincial de Álava.

É um conjunto de corridas em que os participantes projetam e constroem seu próprio carro elétrico com o qual participam. Nas competições, vence quem conseguir percorrer mais quilómetros sem ficar sem bateria, pelo que não vence o mais rápido, mas sim aquele que pedalar de forma energeticamente eficiente e sustentável.

O projeto GreenPower teve origem no Reino Unido no final dos anos 90, quando realizaram suas primeiras competições com equipes locais em Goodwood e Silverstone. Desde então, aderiram equipas de todo o mundo e eventos em países como Estados Unidos, China, Índia, Singapura, Portugal, Malásia e Polónia, entre outros. O projeto nasceu com a ambição de transformar o entusiasmo gerado pelo automobilismo em inspiração para os jovens desenvolverem suas habilidades STEM. Atualmente, participam nas suas atividades mais de 12.500 alunos em ciclos de ensino, desde o ensino básico ao universitário.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."