As salas de concerto de Vigo resistem a festivais

Depois das férias de verão para grandes eventos, pequenos espaços reabrem

03 de setembro de 2023 . Atualizado às 05:00.

A bolha dos eventos musicais de verão parece não ter fim, mesmo que o outono esteja logo atrás. Castrelos lotados, festas populares, actuações individuais e sobretudo festas. Este Verão tiveram lugar em Vigo esem sal (Ilha de San Simón), o Festa da Temporada da Barbeira (Gondomar), o Eles são Ras Baixas (Bom), o Vivendo Nigrn ou o Festival de Praia de Reggaeton (Nigron). São eventos de massa que movimentam as salas de concerto, presentes o ano todo e esperando o outono para aumentar o volume nos alto-falantes.

É uma realidade que o formato de festival está cada vez mais em franca expansão, com os seus confortos e os seus desconfortos. Os profissionais das salas de concerto apontam as muitas horas de luz do dia e o aumento das temperaturas no verão como o principal problema. Devemos ter em conta que estamos na Galiza e às 22h30 de julho ainda é dia, há uma grande diversidade de concertos no estrangeiro, não só em festivais, contra os quais nada podemos fazer , afirma Kike Rodriguez, membro do quarto A Fábrica de Chocolate. Longe vão os anos em que o espaço recebia tours internacionais praticamente de terça a domingo.

Esta tendência parece generalizada, já que a história dos dirigentes Pablo Iglesias vai na mesma direção, desde Estudos de radar; Billy Rei de a iguana; e Ana Beln Magdalena, da sala Komisky. Normalmente em agosto não agendamos. As pessoas querem estar ao ar livre no verão, e não nos quartos, por isso não faz muito sentido, diz ele.

Além da música

Às altas temperaturas juntam-se a oferta gastronómica não musical, as atividades festivas e os motivos económicos, que podem levar o público a migrar de um local para outro. Os festivais tornaram-se autênticos destinos de férias para uma grande parte da população. Esta transformação deve-se ao facto de já não se limitarem a simples dias de concertos, mas abrangerem um leque muito mais vasto de entretenimento, afirma. Bia Camiadiretor de comunicação do Auditório Mar de Vigo.

Mas esta mudança na dinâmica também significa que, para muitas pessoas, a música é secundária. Com tantas pessoas, há cada vez mais pessoas que realmente não se importam com música, e isso aumentou com a pandemia. Nos últimos anos tenho vindo a assistir a despedidas de solteiro em festivais, o que era inédito há alguns anos, acrescenta o sócio da La Fábrica de Chocolate.

Para o diretor da Radar Estúdios, Pablo Iglesias, outro grande problema causado por esta situação é que cada festival quer reunir grandes grupos e, por isso, caches eventualmente aumentam, o que significa que, no final do inverno, é difícil para os artistas presumirem que os locais não podem financiar esses preços. Além disso, refere que devemos aprender a diferenciar entre entretenimento e cultura, e que um bom exemplo a seguir é o de Portugal, já que os nossos vizinhos apoiam este tipo de evento. mas eles não os subsidiam. Não faz sentido que as autoridades paguem a quem cobre as despesas e não a quem não o faz, acrescenta.

Nesta situação de excesso de oferta musical a chave é encontrar e destacar o que nos torna únicos, que preenche um nicho específico, diz Bea Camia. No Auditório Mar de Vigo fizeram-no através de uma série de concertos TerraCeocuja capacidade reduzida permite oferecer uma experiência mais pessoal do que nos concertos de massa, para os quais distribuem mais de mil bilhetes no auditório.

E é que com o leque de possibilidades gratuitas, quem decidir investir nestes eventos provavelmente irá procurar as vantagens que isso lhes pode oferecer como menos multidões e uma experiência mais envolventeCamia explica. Apostar na compra de ingresso não é fácil e, como acrescenta o diretor do Teatro Kominsky, no verão a situação fica fora de controle, pois há apresentações em cada esquina. Pode ser difícil para o espectador escolher entre eventos gratuitos e pagos, mas acho que apostar na cultura é sempre uma boa opção, afirma Ana Beln Magdalena.

Eles não organizam shows.

Uma das maiores dificuldades que encontram, seja qual for a época e, como conta Billy King, é que as instituições não nos recusam autorização para organizar concertos, mas também não nos facilitam. Nos 31 anos que estou no Iguana isso não mudou.

O que sei que vai mudar com a chegada do novo ano letivo é que os teatros se preparam para abrir as portas a uma programação diversificada nos próximos meses. Com os bielorrussos Nrnberg, Viva Belgrado ou uma homenagem ao Extremoduro na La Fábrica de Chocolate; A Elite Iguana; El Bho y Nia Polaca no Radar Studios e o evento Furiosa Kominsky no salão que lhe dá nome, o que fica claro é que nestes espaços há música para todos os gostos. E para quem ainda quer prolongar o verão, o toque final do Vigo Sea Terrace será dado por Boyanka Kostova (22 de setembro) e Hard GZ (23).

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."