Blockchain e o futuro dos processos eleitorais | Notícias | Segurança

Como o blockchain pode fortalecer os mecanismos de nossos processos democráticos.

na véspera de eleições municipais e regionais acontecendo na Espanha, há sempre um debate sobre o votação eletrônica e pesquisa para melhorar processos eleitorais. A Espanha é um dos países que não possui esse sistema, e também não parece que o estejam considerando em um futuro próximo. Nessa direção, Binanceo provedor de infraestrutura de criptomoeda e o ecossistema blockchain, detalha as chaves dessa tecnologia para os processos eleitorais do futuro.

Segundo a própria Binance, “o tecnologia blockchain armazena dados de forma quase impossível de adulterar, é uma forma de registro descentralizada e imutável, e com isso tem o potencial de melhorar a votação eletrônica.” Assim, o sistema de votação baseado em blockchain, onde cada voto é registrado como um transação garantiria estabilidade e resistência a adulterações.Por isso, a empresa entende que o surgimento dessa tecnologia representa uma peça central nos processos eleitorais do futuro, “trazendo transparência e simplificação e, assim, oferecendo soluções potenciais”.

Blockchain traz transparência e simplificação e tem potencial para melhorar a votação eletrônica

Por isso, a Binance relembra essas 5 vantagens que a tecnologia blockchain pode trazer para a votação eletrônica:

1. segurança e confiança: Esta tecnologia oferece um alto nível de segurança e confiança na votação eletrônica. Os registros no blockchain são imutáveis, o que significa que, uma vez que um voto é registrado, ele não pode ser adulterado. Isso suporta a integridade do processo.

2. Transparência: permitindo maior visibilidade de todo o processo de votação. Os registros na blockchain são acessíveis a todos os participantes, permitindo maior verificação e monitoramento das transações. Isso ajuda a criar um ambiente mais transparente e aumenta a confiança no resultado das eleições.

3. verificabilidade– Cada voto registrado na blockchain é associado a um identificador único e criptografado, permitindo que eleitores e autoridades verifiquem a autenticidade de cada voto sem revelar a identidade do eleitor. Isso evita o roubo de identidade e garante que apenas os votos válidos sejam contados.

4. Eliminação de intermediários: Elimina a necessidade de intermediários no processo de votação. Ao descentralizar o sistema eleitoral, o risco de corrupção ou manipulação é reduzido. Além de agilizar o processo e reduzir os custos associados.

5. resistência à censura– Os registros no blockchain são armazenados em vários nós da rede, dificultando sua alteração ou exclusão. Garantindo assim que os votos não possam ser manipulados ou eliminados, o que reforça a lisura do processo eleitoral.

Países como Coreia do Sul, Suíça, Japão, Tailândia e Estados Unidos já deram luz verde a este processo eleitoral. Embora esta ferramenta venha a ser ampliada no futuro da votação, já foram realizados testes que confirmam o seu sucesso.

Javier García de la Torre, Diretor da Binance Espanha e Portugalobserva: “O cadeia de blocos posiciona-se como uma ferramenta transformadora que pode fortalecer os mecanismos de nossos processos democráticos. Esse sistema de votação baseado em blockchain isso aumenta a confiança no sistema eleitoral e promove ainda mais a participação democrática. Acrescentando ainda que “a Binance está comprometida em aprimorar as capacidades e o potencial da tecnologia blockchain em várias aplicações sociais, além do reino das finanças”.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."