Ciência em Ação: 24ª edição do programa que aproxima a ciência de todos os cidadãos

No passado fim de semana, realizou-se em Viladecans a 24ª edição do programa Ciência em Acção, com a participação de mais de 300 alunos e professores de centros educativos de toda a Espanha. O objetivo deste encontro, organizado pelo Ministério da Ciência e Inovação, pela rede Innpulso e pela Câmara Municipal de Viladecans, é aproximar a ciência de todos os cidadãos, nomeadamente das famílias com crianças, de uma forma divertida e motivadora. Ao longo do fim de semana, mais de 1.500 pessoas vieram conhecer os 85 projetos científicos apresentados numa competição que reúne 14 modalidades diferentes, como física, matemática, biologia, química e geologia. Um dos vencedores foi o Instituto Josefina Castellví de Viladecans pelo curta-metragem científico “Teorias Históricas da Luz”, produzido por três alunos do 2º ano do Bacharelado.

A qualidade das demonstrações de física impressionou o júri, que atribuiu o prémio nesta categoria ao projeto “Revezando-se com o centrípeto e a centrífuga”, apresentado pelo Instituto Las Lagunas de Rivas Vaciamadrid, que esclareceu as teorias do movimento circular. . Além disso, o prêmio foi concedido adote uma estrela para o melhor projeto de astronomia, atribuído ao estudo de astrofísica “Medição do tamanho do exoplaneta XO-6b” do Instituto Torre Vicens de Lleida. Este estudo, tomando Júpiter como exemplo, explica as possibilidades de detectar um planeta em torno de uma estrela.

32 províncias espanholas e seis países ibero-americanos (Portugal, Argentina, Equador, Bolívia, Colômbia e México) apresentaram um total de 85 projetos. Graças à comunicação acessível e atrativa, as obras aproximam a ciência e a tecnologia do público. Assim, incentiva-se o intercâmbio científico, incentiva-se a curiosidade e incentiva-se a vocação científica dos jovens.

Espetáculos e experiências para todos os públicos

A abertura do evento aconteceu na última sexta-feira (27 de outubro) com um espetáculo científico e humorístico, onde a ciência ganha vida em um espetáculo repleto de experimentos e monólogos científicos de Grande Van Ciência. Da mão de Pol Landman da eXplorium o show foi apreciado Bolhas de Antonque esconde matemática complexa para explicar fenômenos naturais além da excitação e diversão das bolhas de sabão.

O edifício Cúbic, com a sua Expo-Ciência, foi sede do laboratório central da Ciência em Acção. Ao longo do dia, os numerosos participantes puderam beneficiar dos 85 projetos apresentados. Estudantes, professores, pesquisadores e apresentadores ofereceram demonstrações de seus trabalhos ao público. Famílias curiosas em aprender e experimentar ajudaram a dar a conhecer as suas propostas e beneficiaram da sua paixão e motivação pela ciência. Ao longo do dia, reinou um grande espírito de solidariedade entre as escolas e cada uma incentivou os visitantes a virem conhecer as experiências dos seus colegas.

A ciência segue o caminho de Viladecans

O presente do Instagram Sorria para a ciência oferecidopossibilidade de participar de uma cabine fotográfica científica. Os trabalhos finalistas do concurso também puderam ser vistos no palco Encenação de Cúbic e experimente a emoção da velocidade e da gravidade em ação com uma parede de escalada com tirolesa na Plaza del Mediterráneo. O percurso foi desenhado no local Física no parque que aproximou os participantes da mecânica e da cinemática, explicando os movimentos dos baloiços, escorregas e outros elementos dos parques infantis. A matemática desempenhou o seu papel no percurso guiado por Viladecans, orientado a partir de uma perspectiva diferente, que incluiu conceitos como probabilidade e ângulos, bem como uma série de perguntas e respostas relacionadas com a matemática presente nas ruas e praças de Viladecans. .

José Miguel Viñas, divulgador e meteorologista, proferiu no domingo uma conferência sobre os efeitos das alterações climáticas, no encerramento do evento, no Atrium. Além disso, ocorreu a cerimônia de premiação.

Garantia de alta qualidade

O programa Ciência em Acção conta com o apoio de sociedades espanholas que garantem elevada qualidade científica, incluindo as Real Sociedades Espanholas de Física, Química e Matemática (RSEF, RSEQ e RSME), a Sociedade Astronómica Espanhola (SEA), a Sociedade de Bioquímica e Molecular Biologia (SEBBM), a Sociedade Geográfica de Espanha (SGE) e o Instituto de Ciências Matemáticas (ICMAT)

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."