Convocatória para o VIII Congresso Internacional dos Pioneiros da Arquitetura Moderna Espanhola

A Fundação Alejandro de la Sota, em colaboração com o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (MITMA) e o Círculo de Bellas Artes, organizará em maio de 2024 o VIII Congresso Internacional de Pioneiros da Arquitetura Moderna Espanhola, que terá como título: Integração no meio ambiente.

O Congresso centra-se nas gerações de arquitetos espanhóis nascidos entre as décadas de 1910 e 1920, autores de obras relevantes para a nossa arquitetura. Durante este congresso refletiremos sobre o legado destes pioneiros e como a ênfase colocada na integração das suas obras no ambiente pode ser uma referência ainda atual para os arquitetos contemporâneos. Para tal, as comunicações desta edição analisarão os mecanismos utilizados pelo arquitecto numa única obra ou projecto para realçar a sua integração no ambiente que o rodeia.

O prazo para recebimento de resumos é 10 de janeiro.

O congresso, realizado pela arquitetura Teresa Couceiro Nuñezcom a colaboração de José Manuel López Peláez, Ponte Moisés, Angel Martínez García-Posada E Débora Domingo Calabuigconta com um comitê científico externo que nesta edição é composto por Maria Pia Fontanaprofessor da Universidade Politécnica ETSAB da Catalunha; Mário Sangalli Uggeriprofessor da ETSA Universidade do País Basco/EHU; David Garcia-Asenjo Llanaprofessor da Universidade Politécnica ETSA de Madrid; David Resanoprofessor da Universidade de Piura, Peru; Luz Paz Agrasprofessor da ETSA Universidade da Corunha; Irmão Javier Navarro de Pablosprofessor na Universidade ETSA de Sevilha; Ismael Amarouchprofessor da Universidade Finis Terrae de Santiago, Chile; Maria Pura Moreno Morenoprofessor da Universidade Rey Juan Carlos de Madrid.

O Congresso convidou três palestrantes que participarão como moderadores nos debates com os autores: Maria Hurtado de Mendozaprofessor do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, Estados Unidos; Héctor Fernández Elorzaprofessor da Universidade Politécnica ETSAM de Madrid e Marta Séqueira professor no ISCTE Instituto Universitário de Lisboa e no CEACT Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal.

Formulário de registro.

Integração no meio ambiente

Alexandre de la Sota. Urbanização em Alcúdia, Maiorca, 1983. Imagem de Arquivo Alejandro de la Sota.

“Ao conhecer profunda e seriamente o cenário futuro de nossas obras, agregaremos com precisão o que virá naturalmente de nós mesmos. […]. Tudo de novo que levamos dentro vai tomando forma ali, adaptando-se ao lugar. » Estas palavras que Alejandro de la Sota dirigiu aos estudantes de arquitectura constituem um exemplo claro do compromisso desta geração de arquitectos com a integração das suas obras no ambiente onde iriam ser construídas, seja num ambiente paisagístico ou rural . ambiental ou urbano. Eles tomaram a natureza como fonte de inspiração e interpretaram o ambiente natural de um ponto de vista abstrato. Num diálogo constante com a natureza, procuram um equilíbrio entre paisagem e arquitetura, questionando o ambiente a respeitar e a arquitetura que o determina.

Nas suas intervenções no meio rural, demonstraram um profundo conhecimento da arquitectura popular e dos estilos de vida dos seus habitantes, sem cair na mímica formal, mas antes tentando destilar a sua essência e aprender com a sabedoria acumulada ao longo do tempo. No caso das ações no contexto patrimonial das cidades, a nova arquitetura tenta integrar-se na paisagem urbana sem distorcer o todo em que está inserida, aproveitando a oportunidade para enriquecê-la graças a uma adaptação natural ao ambiente.

Publicação Pioneiros da Arquitetura Moderna

A organização do Congresso é responsável pela produção de uma publicação bilíngue desta edição focada na integração ao meio ambiente, que agrega à coleção em papel e digital Pioneiros da Arquitetura Moderna Espanhola. A Fundação Alejandro de la Sota enviará a publicação para indexação no Citation Index of the Proceedings of the Web of Science (WoS), além de divulgá-la nos arquivos e bibliotecas das escolas de arquitetura espanholas e estrangeiras com o que pretendo para ser coletado em seus respectivos catálogos

Todas as comunicações selecionadas e aceitas nas edições anteriores do Congresso dos Pioneiros podem ser consultadas em https://congresopionerosarquitectos.com

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."