Cristiano chega aos 700 golos, mas Portugal perde para a Ucrânia

Cristiano Ronaldo atingiu os 700 golos na carreira, mas não conseguiu evitar que Portugal perdesse por 2-1, na segunda-feira, em casa, para a Ucrânia, qualificada para o Euro das Nações 2020.

Em Paris, os jogadores turcos alinharam-se e fizeram uma saudação militar, antes de empatarem 1-1 com a França. E alguns jogadores de futebol ingleses foram vítimas de insultos racistas na Bulgária, onde a equipa dos Três Leões venceu por 6-0.

A Ucrânia garantiu a sexta vitória em sete jogos no Grupo B. Portugal continua em segundo e terá de continuar a lutar pelo seu lugar.

“Jogamos mais com o coração do que com a cabeça, principalmente depois do 2 a 1”, disse o técnico Fernando Santos. “Criamos chances, mas não marcamos.”

Cristiano atingiu este marco com uma grande penalidade aos 72 minutos, enquanto os monarcas europeus em defesa já perdiam por dois golos. Foi o sétimo golo do craque em seis jogos de qualificação e o 95º pela selecção portuguesa.

“Os recordes vêm naturalmente”, disse Cristiano. “Eu não os procuro, mas eles vêm até mim. Já estou pensando no amanhã, em chegar ao gol 701 na próxima partida.

A contagem de gols de Cristiano inclui 450 gols pelo Real Madrid, 118 pelo Manchester United, 32 pela Juventus – seu atual clube – e cinco pelo Sporting Lisboa.

“Não é um número fácil de alcançar”, disse o atacante da Juve. “Tenho que agradecer a todos que me ajudaram. “É lamentável que isso tenha terminado em derrota.”

Roman Yaremchuk deu vantagem aos anfitriões aos menos de 10 minutos de jogo em Kiev. Andriy Yarmolenko ampliou o placar após meia hora.

A Ucrânia ficou com 10 homens devido ao segundo cartão amarelo do defesa Taras Stepanenko, que tocou na bola com uma das mãos, o que gerou o penálti convertido em golo de Cristiano.

A seleção ucraniana chegou aos 19 pontos, oito a mais que Portugal e nove a mais que a terceira colocada Sérvia, após a vitória por 2 a 1 na Lituânia.

RACISMO

A Inglaterra já vencia por 2 a 0 aos 28 minutos quando a partida foi interrompida pela primeira vez devido aos sons de macaco que os espectadores faziam sempre que jogadores negros intervinham, incluindo o zagueiro Tyrone Mings e o atacante Raheem. Esterlina.

Nos altifalantes do estádio, foi avisado de que o jogo seria cancelado se este comportamento racista continuasse – o que representa o primeiro passo no protocolo da UEFA para tais casos. Porém, a atividade teve que ser interrompida novamente após 43 minutos.

Foi possível ver torcedores búlgaros fazendo a saudação nazista ou segurando camisetas com o logotipo da UEFA e o texto “Sem respeito”. A legenda referia-se à campanha do organismo europeu de futebol, que promove o “respeito” e procura combater o racismo no desporto.

Durante a segunda interrupção, dezenas de torcedores envolvidos nos cânticos, muitos deles usando balaclavas escuras, deixaram o estádio.

Sterling e Ross Barkley contribuíram com duplas para a Inglaterra, depois que Marcus Rashford abriu o placar. Harry Kane marcou o sexto gol aos 85 minutos.

“Apresentamos dois argumentos: vencer a partida e chamar a atenção de todos para esta situação”, disse o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, referindo-se aos atos racistas.

MILITAR E POLÍTICO

Kaan Ayhan empatou aos 82 minutos, depois de Olivier Giroud ter dado a vantagem à França aos 76 minutos. Após o gol do empate, o goleiro Mert Günok juntou-se ao capitão Burak Yilmaz e outros jogadores turcos para fazer uma saudação militar à torcida.

Foi uma aparente demonstração de apoio às forças apoiadas pela Turquia envolvidas na invasão de áreas controladas pelos curdos no norte da Síria. A Uefa, que não permite gestos políticos durante os jogos, disse que investigaria uma saudação semelhante feita anteriormente pela seleção turca na sexta-feira, durante a vitória por 1 a 0 sobre a Albânia.

Empatadas, França e Turquia têm a mesma safra de 19 pontos. A Islândia manteve vivas as esperanças ao vencer Andorra por 2-0.

Os islandeses somam 15 pontos e devem derrotar a Turquia no próximo encontro.

Os dois primeiros de cada grupo avançam diretamente. Mais quatro ingressos serão distribuídos durante os playoffs em março.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."