Cristiano Ronaldo não aguenta mais na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo não aguenta mais e quer ir embora al nasser de Arábia Saudita. Nem cinco meses passaram desde que chegou ao clube saudita com contrato de duas épocas e meia e com um contrato histórico de 200 milhões de euros por cada uma das épocas.

Mas nesta altura os portugueses perceberam a realidade do clube saudita e sobretudo a situação existente no país onde as infraestruturas estão muito distantes da sociedade moderna. Assim, sua comitiva imediata começa a declarar publicamente esta situação com o objetivo claro de poder sair e voltar para Europa ou pesquisar outros mercados.

Dezessete são os jogos que o português já disputou desde que chegou ao país saudita. Catorze deles na Liga, dois na copa do rei do país saudita e outro no Supercut. Mais de 1400 minutos onde os portugueses marcaram treze golos.

Ele deve indenizar o clube saudita e sancionar Cristiano

Sim Cristiano Ronaldoou decidir sair sem justa causa, terá que indenizar o clube pelos dois anos restantes de seu contrato, conforme estabelecido no Regulamento sobre o status de transferência de jogadores do clube FIFA. Mais concretamente, o seu artigo 17.º relativo à rescisão sem justa causa onde se especifica que “Em todos os casos, a parte que rescinde o contrato obriga-se a pagar uma indemnização”.

Uma indemnização que será calculada tendo em conta a legislação nacional, as características do desporto e outros critérios objectivos. Esses critérios devem incluir, nomeadamente, “a remuneração e outras vantagens devidas ao jogador ao abrigo do contrato vigente ou do novo contrato, o tempo contratual remanescente, até ao máximo de cinco anos, as propinas e despesas pagas pelo antigo clube ( amortizado durante o prazo do contrato), bem como a questão de saber se a rescisão do contrato ocorre dentro de um prazo protegido”.

Para além da obrigação de indemnização, o regulamento prevê sanções desportivas contra o jogador que rescinda o contrato durante o período protegido. Tal como acontece com o português que, dada a idade, tem atualmente 37 anos, tem dois anos desde a assinatura do novo contrato. A sanção consistirá em uma restrição de quatro meses em sua elegibilidade para jogar em qualquer partida oficial. Vale lembrar que no caso de Manchester United se houve acordo com o clube inglês para sua rescisão. Isso explica por que ele não foi penalizado.