Dentro de poucos dias chega uma nova edição do Festival de Fado

Na sexta-feira, 17 de novembro, acontecerá às Centro Cultural Kirchner (Sarmiento 151, CABA) uma nova edição do prestigiado Festival de Fadoque reúne os melhores representantes da música tradicional portuguesa em Buenos Aires, com entrada gratuita.

O Festival já vai na sua 13ª edição e procura promover o Fado e a cultura portuguesa. Nesta ocasião, será dedicado à guitarra portuguesa e será uma excelente oportunidade para ver ao vivo cantores fadistas. Cristina Branco E Cuca Rosetae o grande guitarrista Bernardo Coutoque também proporcionará um oficina sobre o instrumento e sua técnica. Durante o Festival será também exibido um documentário sobre a história da guitarra portuguesa.

Portugal tem um instrumento musical cujo som é incomparável: a guitarra portuguesa, que toca os primeiros acordes do fado e pede silêncio para dar voz ao palco.

Instrumento muito utilizado nos salões europeus em meados do século XVIII, entrou em Portugal através das colónias de ingleses residentes em Lisboa e no Porto, pontos de referência para muitas modas culturais absorvidas pelas elites urbanas da época.

Até ao primeiro quartel do século XIX, esta “guitarra inglesa” era um instrumento exclusivo da burguesia e da nobreza dos salões urbanos, tocado especialmente por senhoras.

A partir do segundo quartel do século XIX, o nome “guitarra portuguesa” surge em fontes históricas, que testemunham a utilização do modelo com seis pares de cordas, modificação provavelmente introduzida em Portugal. A partir de 1840 há relatos da sua associação ao fado e ainda hoje desempenha um papel absolutamente central.

A guitarra portuguesa é um instrumento com um timbre tão diferente que, onde quer que a encontre, cada português a reconhece desde os primeiros acordes.

PROGRAMA

-14h30 Exibição do filme. Documentário: Guitarras em Português– Auditório 511. Documentário de 90 minutos dirigido por Ivan Dias onde violonistas, autores e guitarristas revelam os seus diferentes percursos no fado.

-16h30 Oficina Bernardo Couto no salão de honra. Conferência sobre as origens, história e técnicas da guitarra portuguesa.

-17h Concerto de Bernardo Couto no salão de honra

-19h Concerto Cuca Roseta

-21h Concerto de Cristina Branco

A festa do Fado

O Fado foi declarado património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO em 2011, e desde esse ano realizaram-se 12 festivais. A edição de 2023 do Festival de Fado intitula-se O Fado e a Guitarra Portuguesa e procura promover esta arte e, portanto, a língua e cultura portuguesas em 17 cidades de 13 países da Europa, Ásia, África e América Latina, com artistas de referência, palestras, filmes e exposições representativas do fado e da cultura portuguesa.

Todas as informações em www.festivalfadoBuenosaires.com

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."