É inaugurada a “Rede Ibero-Americana de Blockchain e Cibersegurança”, com a presença de 8 países

Esta iniciativa pioneira é coordenada pela Universidade Tecnológica Nacional (Faculdade Regional de Córdoba). Surge na cidade de Córdoba e reúne 13 grupos de pesquisa e quatro câmaras.

Em 5 de junho, na Argentina, foi inaugurada a Rede Ibero-Americana de Blockchain e Cibersegurança (RIBCi), uma iniciativa pioneira que teve origem na cidade de Córdoba e é coordenada pela Universidade Tecnológica Nacional (Faculdade Regional de Córdoba). A rede conta com a participação de 13 grupos de pesquisa e quatro câmaras de 8 países ibero-americanos.

Assine a nossa newsletter

Ele O principal objetivo do RIBCi é promover pesquisa, treinamento e colaboração em eventos relacionados a blockchain e cibersegurança.dois temas de grande relevância na atualidade e de grande interesse para o desenvolvimento das indústrias e universidades em nível local, com significativo impacto global.

Durante o lançamento da rede, foram organizadas várias conferências e uma master class aberta ao público, onde foram trocados conhecimentos e experiências relacionadas com blockchain e cibersegurança a nível ibero-americano.

Além disso, foi realizada a primeira Assembleia Geral da Rede, durante a qual foi assinado o ato fundador e aprovado o estatuto da organização.

Ele O ministro da Ciência e Tecnologia da Argentina, Pablo De Chiara, esteve presente no evento com Oscar Medina, coordenador do RIBCi, e 17 representantes de 8 países ibero-americanosque participaram presencialmente e virtualmente.

Durante seu discurso, De Chiara expressou sua gratidão a todos aqueles que permitiram que a rede crescesse e se coordenasse na cidade de Córdoba. Ele destacou a abordagem de inovação colaborativa que tem estado no centro de sua gestão, enfatizando a necessidade de acelerar os processos de adoção tecnológica e capacitação profissional em resposta às demandas dos setores produtivos.

Ele também destacou a importância da colaboração entre ciência, tecnologia e perspectiva internacional para a realização de projetos conjuntos.

O ministro destacou que o RIBCi tem um futuro promissor e afirmou estar convicto de que o trabalho da rede será de grande importância, antecipando a rápida incorporação de novos atores e projetos.

PARTICIPANTES

O RIBCi conta com a participação de diversas instituições e organizações de diversos países ibero-americanos. Em Argentinaintegram a rede a Associação de Frigoríficos e Industriais de Carnes, a Câmara Argentina do Amendoim, a Universidade da Defesa Nacional (UNDEF), a Universidade Católica de Córdoba e a Universidade Católica de Salta.

Em Portugal Participam o Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (CEOS.PP), o ISCAP e a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

De Panamá a Universidade Tecnológica do Panamá é adicionado, enquanto Colômbia A Universidade Seccional Livre de Cali está envolvida.

A Universidade de Vigo representa Espanha na rede, e o Instituto de Estudos Internacionais da Universidade do Chile juntou-se a partir Pimenta. Além disso, a Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas tem participado O salvadore a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas REDCLARA ingressa desde Uruguai.

Assine a nossa newsletter

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."