Espanha é o segundo maior país da UE que mais tributa as empresas

O cocktail de impostos a que as empresas estão sujeitas coloca Espanha no último lugar da Europa em termos de competitividade fiscal. No meio de uma batalha para atrair investimento estrangeiro, o nosso país apresenta-se como um dos parceiros menos atraentes e menos fiáveis ​​da UE, e sofre as consequências da evasão fiscal. Os efeitos do vazamento já foram sentidos na coleção. Espanha deixa de arrecadar 4,3 mil milhões de euros em média devido à fuga de lucros das multinacionais para paraísos fiscais e países com impostos mais baixos que os nossos, segundo o Gabinete Nacional de Investigação Económica. Concretamente, o Tesouro deixou de pagar 13,1% do imposto sobre as sociedades em 2020 devido à fuga de lucros espanhóis para estados europeus com sistemas mais vantajosos. Outros 2,5% das receitas perdidas acabaram em paraísos fiscais fora da UE, como as Ilhas Caimão.

Não faltam exemplos. Em março passado, a Ferrovial anunciou a sua saída para a Holanda devido à pressão fiscal sobre as empresas. A economia para a empresa não será excessiva. Os homens de Rafael del Pino vão deixar de pagar cerca de oito milhões de euros. No entanto, o grupo será poupado do ataque que poderá ocorrer a partir de 2024. A Repsol pretende dobrar as velas caso a ofensiva fiscal acordada por Sánchez e Díaz se concretize. A petrolífera alertou na semana passada que pretende desmantelar posições em Espanha se o executivo mantiver o “imposto” sobre as empresas energéticas. É o que prevê o acordo governamental entre o PSOE e Sumar.

Ambos os grupos prometem reformas que manteriam a taxa “quando o atual período de aplicação expirar” e estabeleceu para Empresas alíquota mínima de 15% sobre o lucro contábil, em vez de na base tributável como até agora. Uma nova reviravolta com a qual pretendem arrecadar mais 10 mil milhões. A isto acrescenta-se a base tributária que pesa sobre as empresas, nomeadamente o Imposto sobre as Atividades Económicas que vários líderes europeus, como o francês Emmanuel Macron, prometeram eliminar. Os últimos dados divulgados pela Administração Tributária mostram uma queda do resultado líquido das empresas de 11,1% entre janeiro e setembro de 2023. Uma queda nas arrecadações que responde em grande parte ao aumento extraordinário dos reembolsos.

Letónia e Estónia, na liderança

Neste contexto, vários parceiros europeus mostram os seus encantos. Um deles é a Irlanda, o quinto país europeu com o sistema fiscal mais competitivo, segundo o Índice Internacional de Competitividade Fiscal elaborado pela Tax Foundation. No entanto, Dublin vai aumentar a taxa mínima empresarial de 12,5% para 15%, após o fim do veto húngaro à medida que será implementada em toda a UE. Mas são sobretudo as repúblicas bálticas que se destacam, afirmando ser um pólo de atracção económica. “A Letónia e a Estónia têm os melhores sistemas de tributação das sociedades na OCDE”, afirma Alex Mengden, analista político do think tank que compila as classificações.

A Estónia tem um imposto sobre as sociedades de 20%. No entanto Apenas os dividendos são tributados, não o resultado do ano. Além disso, a alíquota cai para 14% quando os dividendos são pagos a pessoas jurídicas. Ou seja, os lucros obtidos pela empresa só são tributados quando são distribuídos sob a forma de dividendos, recompra de ações, etc. Pelo contrário, há países como Portugal, França ou Espanha, onde a fórmula fiscal está a perder ritmo face aos restantes parceiros comunitários. “Portugal tem uma das mais elevadas taxas combinadas de imposto sobre as sociedades sobre os lucros das empresas, incluindo vários impostos extraordinários”, afirma Mengden, lembrando as fortes restrições às invenções concedidas pelo governo português.

A mesma coisa acontece com a Espanha. O relatório da Tax Foundation destaca a restrição espanhola à dedução de juros, que se limita a 30% do EBITDA apenas se a dedução ultrapassar um milhão de euros. Também destaca as principais fraquezas do sistema fiscal espanhol. “A Espanha tem múltiplos impostos distorcionários sobre a propriedade com taxas separadas sobre transferências imobiliárias, patrimoniais, patrimoniais e transações financeiras”, descreve. Uma delas – a que tributa grandes fortunas – já tem aprovação da Justiça.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."