Espanha e Portugal reforçam a sua cooperação espacial e tecnológica

A cidade do Porto foi palco do encontro entre a Ministra Interina da Ciência e Inovação de Espanha, Diana Morant, e a sua homóloga portuguesa, Elvira Fortunato, durante a qual foram discutidos avanços significativos em projetos conjuntos que abordam tanto a exploração espacial como a inovação tecnológica.

Nesta reunião foi dado um passo importante para a criação da Constelação do Atlântico, um programa de observação da Terra que complementará os satélites Copernicus da União Europeia (UE). Este ambicioso projecto, enquadrado no âmbito do Projecto Estratégico de Recuperação Económica e Transformação Aeroespacial (PERTE), prevê o lançamento de 16 satélites, oito dos quais serão financiados por cada país. O seu principal objetivo é melhorar as capacidades espaciais dos dois países e contribuir para a monitorização e controlo de situações de emergência, como os incêndios florestais, que infelizmente são cada vez mais frequentes.

Além disso, o Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia, localizado em Cáceres (Extremadura), apresenta-se como um eixo crucial de colaboração. Este centro, equipado com a tecnologia mais avançada do mundo, desempenhará um papel fundamental na transição para uma economia mais verde e sustentável, ao enfrentar os desafios tecnológicos e científicos relacionados com a gestão das energias renováveis. O governo espanhol comprometeu-se a financiar a construção deste centro com um investimento total de 75 milhões de euros, dos quais 14 milhões serão utilizados para contratar pessoal de investigação no âmbito do Plano Complementar de Energia Verde e Hidrogénio.

Em outro evento marcante, a Ministra Diana Morant participou na inauguração do supercomputador Deucalion no Portoou, uma importante conquista tecnológica para Portugal. Este supercomputador mais poderoso e avançado do país representa um marco na rede nacional de computação avançada e promete promover o desenvolvimento de novas aplicações e avançar o conhecimento em diversas áreas de pesquisa. Além disso, desempenhará um papel fundamental no apoio e promoção da inovação em organizações públicas e privadas.

Deucalion está integrado na rede europeia de supercomputação gerida pela EuroHPC, colocando Portugal entre os países ativamente envolvidos no desenvolvimento europeu deste domínio tecnológico, essencial para a investigação, inovação e competitividade. Este supercomputador ficará alojado no Centro de Computação Avançada do Minho (MACC), um dos centros de supercomputação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Para coordenar a estratégia comum de Portugal e Espanha na construção da “Rede Ibérica de Computação Avançada”, promovida pelos dois governos, o Centro de Supercomputação de Barcelona – Centro Nacional de Supercomputação (BSC-CNS) associou-se ao MACC. Além disso, o BSC-CNS tem colaborado estreitamente no desenvolvimento do MACC, prestando assistência técnica e formação. Esta aliança promete reforçar ainda mais a cooperação tecnológica e científica entre Espanha e Portugal no domínio da computação avançada e da investigação espacial.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."