Feijóo pede que Sánchez rompa coalizão e se defende de acusações de pressão sobre o judiciário

Núñez Feijóo pediu a Sánchez que “quebre suas alianças”, “destrua os ministros que não nomeou e aqueles que não estão à altura da tarefa” e “busque apoio na alternativa partidária”. “Não seremos parceiros parlamentares permanentes, mas sempre seremos aliados do nosso país”, disse o líder do PP durante seu discurso.

Feijóo subiu ao pódio do Senado para alterar a política energética de Sánchez e atacar o governo. “Já sabemos que com o Podemos você dorme tranquilo, mas com o Bildu também? (…) Não há quem tenha autoridade para parar a bagunça contínua do seu governo?”, soltou. O presidente dos populares mostrou esta terça-feira que em Génova já se colocaram numa chave eleitoral, sublinhando a Sánchez que “se ele não nos enganar de novo, falta um ano para as próximas eleições”. “Cabe a ele cuidar disso”, disse a ela, repreendendo-a por não considerar “nenhum” dos pactos do PP.

Segundo o líder da oposição, o primeiro-ministro criou um “comitê de campanha” e atua apenas de acordo com sua emergências demográficas. Feijóo também se referiu ao evento organizado esta segunda-feira por Sánchez em Moncloa com 50 cidadãos da sociedade civil e acusou-o de não ousar “falar aos cidadãos sem prévia seleção”. “Você nunca estará pronto para se esgotar, eu estou pronto para se esgotar”, assegurou.

“pobreza energética”

Apesar de o confronto ter terminado em uma encruzilhada de acusações entre os dois líderes políticos, é a crise energética e suas consequências que têm sido objeto de debate. Sánchez dedicou a primeira hora e um quarto de seu discurso para expor as conquistas do governo e fazer um único anúncio que eles rapidamente levaram a sério no PP. O executivo vai aprovar a inclusão das centrais de cogeração das indústrias com elevado consumo de gás no mecanismo ibérico, medida que Portugal já tomou e que o popular também propôs.

Nesse sentido, o Líder da Oposição apresentou à Câmara Alta o documento contendo o plano energético do PP que quer que o governo copie. “Esta é a proposta da oposição para a Espanha e que você ainda não apresentou”, anunciou. Esta mídia solicitou o documento à sua equipe, o que garante que será fornecido nos próximos dias. O presidente do PP sustenta que foi concebido sob uma única premissa: “promover a poupança”, mas sem “impostos”.

Se seguir suas premissas, garantiu Feijóo, terá o apoio das bancadas parlamentares no Congresso e no Senado. Desinflar o imposto de renda pessoal, prolongar a vida útil das usinas nucleares e favorecer a energia térmica são algumas das propostas que o líder do PP já apresentou.

Pressão na CGPJ e cumplicidade com grandes empresas

Sánchez acusou Feijóo de “incitar” o Conselho Geral da Magistratura a “não cumprir a lei”, em relação às nomeações do TC que o popular rejeita. O líder do PP defendeu-se qualificando como “lamentável” que o primeiro-ministro tenha dito que os juízes “se deixaram pressionar por um partido”.

A mudança das credenciais de Sánchez para sua proximidade com os poderes econômicos e comerciais também se destacou. “Dizer que as empresas me integraram é um insulto à democracia e a todos os ativistas e simpatizantes do PP”, disse Feijóo.