Festival de Fado 2021: a essência de Portugal no Teatro Mayor

A música de Sara Correia tem sido amplamente recebida em territórios como Reino Unido, França, Holanda e Japão.

Foto: Cortesia de: Teatro Mayor

O Fado é o embaixador indiscutível de Portugal. Estes acordes poderosos e nostálgicos evocam imagens do porto de Lisboa, do rio Tejo e dos locais alegres onde a poesia e este género musical floresceram em meados do século XIX, graças às migrações rurais de todo o país.

(Recomendamos: O Quarteto dos Nãos e uma crítica ao poder)

As personagens típicas de Lisboa, o património monumental da cidade, o calendário festivo e as procissões, os hábitos de lazer e os acontecimentos que marcaram a história da cidade e que são cantados em forma de notícia, constituem um inventário ilimitado. temas poéticos.

Amália Rodrigues – “Que fazes aí, Lisboa” (Vídeo oficial)

É por esta razão que este ano o Festival de Fado regressa a Bogotá com um tema que homenageia o berço desta canção: a cidade de Lisboacapital de Portugal, e os seus bairros tradicionais, como Alfama, Graça e Bairro Alto, onde esta cultura ainda vigora.

(Leia também: Telebit lança seu quarto álbum de estúdio “Caída libre”)

O Festival de Fado teve a sua primeira edição em Madrid e rapidamente se tornou um evento global, acontecendo em 16 cidades da Europa, África, Ásia e América Latina.

Chegou a Bogotá em 2015 e desde então artistas como Carminho, Camané, Katia Guerreiro, Mariza Antonio Zambujo e Pedro Joia, entre outros, têm se apresentado no palco do Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo. Este ano, a cultura portuguesa voltará a invadir Bogotá no dia 22 de novembro com três eventos inesquecíveis.

Sara Correia, a nova voz do fado

Por um lado, haverá um concerto da jovem cantora Sara Correia. Ela, de 27 anos e apelidada de “o Furacão”, tem conseguido afirmar-se como uma das vozes mais reconhecidas em Portugal e representante da nova geração desta canção portuguesa. Cresceu cantando nas casas de fado de Lisboa e aos 13 anos ganhou a Grande Noite de Fado, que lhe permitiu cantar numa das míticas casas deste género: A Casa de Linhares.

Sara Correia – Chegou Tão Tarde

Correia pôde assim aprender com grandes fadistas como Celeste Rodrigues, Jorge Fernando, Maria de Nazaré e Amália Rodrigues, e levou a tradição do fado a cidades de todo o mundo. No final de 2018 lançou seu primeiro álbum, Sarah Correia, que foi amplamente recebido em territórios como Reino Unido, França, Holanda e Japão. Seu novo álbum, Do Coraçãotenta abordar canções que descrevem diferentes formas de amar e ser amado, e se torna uma forma de se conectar com sentimentos profundos.

(Recomendamos: Camilo, Diamante Eléctrico e Paula Arenas entre os mais indicados ao Grammy Latino)

Correia chega ao Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo na segunda-feira, 22 de novembro, pelas 20h00, para apresentar o seu mais recente trabalho, mas também dedicará canções a Lisboa, sua cidade natal.

Lisboa: o berço do fado

A capital de Portugal, tema central do festival, será também protagonista de duas atividades que servirão de aperitivo ao concerto de Correia.

(Também: Ao ritmo do samba de Claudia Leitte)

O filme será exibido primeiro História de Lisboado diretor alemão Wim Wenders (que também dirigiu filmes como abacaxisobre a vida de Pina Bausch, e O sal da terrasobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado).

ALFAMA (Clip) – História de Lisboa, realizado por Wim Wenders (1994) HD 60fps

Lançado em 1994, História de Lisboa faz uma viagem poética por Lisboa através da personagem Phillip Winter, um artista sonoro alemão que aceita ir à capital portuguesa ajudar um amigo a compor um filme e, embora nunca o encontre, descobre uma cidade cheia de sons emocionantes.

(Também: Charly García, o gênio aos 70)

Este é um filme imperdível que conta também com a música dos Madredeus, lendário grupo de fado fundado em 1985. Esta apresentação terá lugar às 17h00 no Teatro Estúdio do Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo. Entrada gratuita com lotação limitada.

Depois do filme, às 19h00, Tiago Torres da Silva, escritor e realizador que já escreveu canções para mais de 100 artistas, dará a conferência Lisboa, berço do fadoem que explorará todos os elementos que coincidiram na capital portuguesa para que esta expressão cultural ali nascesse e fará referência a canções emblemáticas, como Maria Lisboa, Lisboa, Menina e Moça E O que você está fazendo aqui, Lisboa?

(Leia também: Chabuco, um caminhante musical)

A conferência acontecerá no Teatro Estúdio do Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo. Entrada gratuita com lotação limitada.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."