Fundo de incumprimento da FIFA ajuda 225 jogadores, muitos em Portugal e na Grécia

ZURIQUE, Suíça (AP) – O fundo de salários não pagos da Fifa ajudou 225 jogadores na última rodada de pagamentos, incluindo 61 em Portugal e 50 na Grécia, disse o órgão regulador do futebol mundial na sexta-feira.

O Fundo FIFA para Jogadores de Futebol, dotado de 16 milhões de dólares, foi criado em 2020 com o sindicato de jogadores FIFPRO. Suspeitava-se que alguns clubes estavam fechando para evitar o pagamento da folha de pagamento apenas para reaparecer mais tarde como uma ‘fênix’.

A FIFA reservou US$ 4 milhões para pedidos de ajuda financeira para o ano civil de 2021.

Os pagamentos incluíram os efectuados a 22 futebolistas assalariados do clube grego Doxa Drama, bem como a 19 do CD Aves e 18 do União da Madeira, ambos portugueses.

Na China, houve casos em Shanghai Shenxin, Beijing Renhe, Taizhou Yuanda e Guangdong South China Tiger.

“Como é profundamente frustrante para os jogadores não receberem seus salários, estamos felizes que a FIFA (fundos) esteja mais uma vez oferecendo a eles uma rede de segurança para garantir que recebam parte do que lhes é devido”, disse o diretor jurídico da FIFPRO. , Roy Vermeer, em um comunicado à imprensa.

Segundo a FIFA, a iniciativa ajudou 1.370 jogadores de futebol e outros quatro milhões de dólares foram destinados para uma rodada final de licitações em 2022.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."