Inter e Liverpool se classificam, Atlético e Barça são eliminados

Primeira modificação:

Liverpool, Inter de Milão e Porto se classificaram para as oitavas de final da Liga dos Campeões na quarta-feira, enquanto Ajax, Atlético de Madrid e Barcelona ficaram para trás.

Depois de Paris Saint Germain, Benfica Lisboa, Dortmund e Chelsea se terem classificado na terça-feira, restam apenas quatro lugares no top 16 da Europa, com Tottenham, AC Milan, Sporting Lisboa e Leipzig os melhores colocados para as garantir no último dia da próxima semana.

Grupo A: Liverpool junta-se ao Nápoles

O Liverpool teve azar nesta temporada, mas poupou-se de suores frios com uma vitória por 3 a 0 sobre o Ajax, em Amsterdã. A vitória, graças a Mohamed Salah, Darwin Núñez e Harvey Elliott, garantiu o segundo lugar no redesse classificou para as oitavas de final pelo sexto ano consecutivo.

Os homens de Jürgen Klopp ainda têm poucas chances de terminar em primeiro, o que significa que serão cabeça de chave no sorteio de 7 de novembro, mas devem vencer o Napoli por uma ampla margem na terça-feira.

O clube italiano foi o líder imparável com cinco vitórias em cinco jogos e voltou a impressionar na quarta-feira contra o Rangers (3-0).

Grupo B: Atlético continua fora de competição

O empate do Atlético de Madrid com o Bayer Leverkusen (2-2) no Grupo B foi a primeira de muitas surpresas para o clube. Os colchões conseguiram manter a esperança pela primeira vez na história da competição, mas Yannick Carrasco perdeu o último pênalti em uma atmosfera implacável.

No entanto, com apenas cinco pontos em cinco jogos, a equipa de Antoine Griezmann não consegue apanhar o Porto (9 pontos) e muito menos o Club Brugge (10 pontos), o líder improvável.

Seu único consolo seria um terceiro lugar, o que significaria um lugar na Liga Europa, mas eles terão que se sair pelo menos tão bem quanto os alemães no último dia.

Bruges e Porto defrontam-se à distância, com os belgas como protagonistas, mas com os portugueses como protagonistas após a vitória por 4-0 na Bélgica, na quarta-feira.

Grupo C: Barça, condenado pelo Inter

O FC Barcelona esperava um milagre, mas não foi assim. O Barça recebeu a má notícia de que foi eliminado da UEFA Champions League pelo segundo ano consecutivo antes mesmo de começar o jogo contra o Bayern de Munique.

A vitória por 4 a 0 sobre a Inter de Milão no jogo noturno de Pilsen deixou os catalães na terceira posição, rebaixados para a Liga Europa após uma desastrosa fase de grupos (apenas uma vitória).

Portanto, era quase lógico que o Barcelona voltasse a perder na quarta-feira no Camp Nou contra um Bayern de Munique muito mais eficaz (3-0), com gols de Sadio Mané, Eric Maxim Choupo-Moting e Benjamin Pavard.

Os bávaros, que já haviam se classificado antes da partida, estarão nas oitavas de final pelo décimo terceiro ano consecutivo. Ele vai encontrar um Inter confiante, que recebeu seu imponente atacante Romelu Lukaku na quarta-feira, que voltou de lesão e marcou após quatro minutos de jogo.

Grupo D: Olympique de Marseille (OM) deve vencer

Oito pontos do Tottenham, sete do Sporting Lisboa e Frankfurt, seis do Marselha… O Grupo D ainda não deu o seu veredicto e as quatro equipas ainda podem apurar-se para a sexta jornada.

Para o OM, após as duas vitórias europeias frente a Lisboa, o regresso à terra continuou difícil em Frankfurt, com lapsos defensivos culposos que culminaram em golos de Daichi Kamada e Randal Kolo Muani. Mattéo Guendouzi também marcou um belo gol, sem sucesso.

O Marselha precisa agora de uma vitória no Vélodrome contra o Tottenham na terça-feira para se qualificar. Com um empate, o Marselha ainda teria chances de ir para a Liga Europa, caso o Frankfurt vencesse o Sporting.

No Grupo D, a partida de quarta-feira deu à Inglaterra uma pequena vantagem, que empatou 1-1 com Portugal e até pensou que tinha uma chance de se classificar antes do gol de Harry Kane falhar.

Um empate em Marselha será suficiente para os londrinos terem uma primavera na Liga dos Campeões.

*Com AFP; adaptado à sua versão em francês