Itália.- Da Suécia à Itália, a extrema-direita enfrenta seu último salto ao poder – Espanha

Giorgia Meloni aspira a tudo em uma Itália onde coexistem os Irmãos da Itália e a Liga de Matteo Salvini

O sucesso eleitoral dos democratas suecos, a formação de extrema-direita que se tornou o segundo partido mais apoiado na Suécia, antecede o desafio definitivo dos conservadores radicais na Itália, onde começam com opções claras para tomar o poder das mãos de Giorgia Meloni .

Os democratas da Suécia conquistaram mais de 20% dos votos na eleição do último domingo, um resultado inédito para um partido que passou de poder residual a decisivo nas negociações pós-eleitorais, nas quais partidos conservadores tentarão encerrar um acordo para derrubar os social-democratas do poder.

A história dos democratas suecos se assemelha em grande parte à de outros partidos radicais europeus. Seu líder, Jimmie Akesson, modificou o discurso para deixar para trás posições controversas, como deixar a União Europeia, e se concentrar em políticas “a priori” mais populares, como limites à imigração.

Sem surpresa, a imigração, que se tornou um debate de alto nível na Europa após a crise de 2015, também impulsionou partidos de extrema-direita em outros países nórdicos como Dinamarca (Partido do Povo Dinamarquês), Noruega (Partido do Progresso) e Finlândia (Partido dos Finlandeses, anteriormente verdadeiros finlandeses).

Na Itália, Meloni tentou enterrar seus comentários empáticos com a ditadura de Benito Mussolini e tentou deixar claro que, se governar, não procurará sair da UE ou do euro. Tem como potenciais parceiros a Liga de Matteo Salvini, que tenta esconder seus elogios públicos à Rússia de Vladimir Putin, e um Silvio Berlusconi que agora se tornou um ator coadjuvante.