Javkin completa a sua missão europeia: reuniões com o presidente da Câmara de Lisboa, a polícia e o embaixador em Portugal

Como parte do encerramento de sua agenda na Europa, o prefeito Pablo Javkin realizou reuniões nesta segunda-feira com o seu homólogo de Lisboa, Carlos Moedas, com Rodolfo Gil, embaixador da Argentina em Portugal, e com as mais altas funções hierárquicas da polícia comunitária da capital portuguesa, premiada diversas vezes pelo seu nível de excelência em termos de proximidade como força policial metropolitana. Após essas importantes atividades, inicia seu retorno a Rosário.

Javkin e Moedas, respectivamente líderes seniores das cidades de Rosário e Lisboa, partilharam uma discussão e concordaram “um esforço comum” principalmente em dois assuntos: policiamento comunitário e em termos de desenvolvimento de ciência e tecnologia em incubadoras.

O chefe do Palácio dos Leões também teve um encontro com o embaixador argentino em Portugal, Rodolfo Gil. A reunião avançou sobre as possibilidades de cooperação entre a Argentina e o país português, principalmente em termos de agenda de interação econômica e cultural isso certamente incluirá Rosário em seus próximos movimentos.

O embaixador argentino em Portugal, Rodolfo Gil, e Javkin.

Outro ponto importante da agenda do líder municipal prendeu-se com a visita às instalações da Polícia Comunitária de Lisboa. É o mesmo padrões de superioridade e foi recentemente premiado por excelência em termos de colaboração estreita com os cidadãos.

O intercâmbio entre o Presidente Rosário e os responsáveis ​​da Segurança Metropolitana de Lisboa incluiu uma visita aprofundada ao Programa de Policiamento Comunitário e a possibilidade de trabalho conjunto, principalmente consultivo.

O presidente da Câmara com os chefes da Polícia Comunitária de Lisboa.

Javkin conclui assim a sua missão europeia através de Barcelona e Lisboa, que incluiu encontros com moradores de Rosário residentes no exterior, conclaves com os prefeitos de ambas as cidades e importantes participações integrando o painel Smart City, a exposição mais importante em cidades inteligentes e o Fórum de cidades da União Europeia e Celac. Foi nessa época que iniciou seu retorno a Rosário para retomar suas funções.

Sobre Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa

No dia 26 de setembro de 2021, Carlos Moedas foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa. É engenheiro civil pelo Instituto Superior Técnico e mestre em administração de empresas por Harvard.

Iniciou sua carreira no grupo Suez Lyonnaise des Eaux, na França, onde morou por cinco anos. Trabalhou durante vários anos na cidade, nomeadamente no banco de investimentos Goldman Sachs.

Em 2004 regressou a Portugal para gerir a empresa Aguirre Newman, onde também é membro da Comissão Executiva do Grupo, em Espanha. Em 2008, criou sua própria empresa de gestão de investimentos.

Fez parte da equipa do Partido Social Democrata que negociou o Orçamento do Estado para 2011 e foi um dos representantes do partido nas reuniões com a delegação da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, no âmbito do programa de ajustamento económico e financeiro.

Em 2011, foi eleito deputado pelo círculo de Beja e tornou-se secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro do XIX governo constitucional, responsável pela coordenação do programa de ajustamento.

Em 2014, o Primeiro-Ministro nomeou-o para a Comissão Europeia. É Comissário para a Investigação, Inovação e Ciência e gere um dos maiores programas científicos e inovadores do mundo (77 mil milhões de euros).

Em 2019, ingressou na Fundação Calouste Gulbenkian como administrador. Ele também é vice-presidente do Instituto Jacques Delors em Paris.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."