O BNG acusa a Xunta de aumentar a CPI e “permitir o empobrecimento maciço” da Galiza » Galiza

O BNG critica o governo do Partido Popular por ter “permitido o empobrecimento maciço” da sociedade galega face à subida “histórica” do índice de preços ao consumidor (IPC). Isto foi afirmado na sexta-feira pela porta-voz para a economia do grupo parlamentar do partido nacionalista, Barragens de Noahdepois de Instituto Nacional de Estatística (INE) tornar públicos os dados do IPC.

Os números do mês de julho apontam um aumento deste indicador na comunidade galega de 11,5% em relação ao mesmo mês de 2021. Desta forma, a Galiza registou a sua maior taxa de inflação desde setembro de 1984.

A porta-voz do BNG destacou que desde a sua formação, eles estão “preocupados” com a resposta popular. Preocupa-nos que, diante da maior crise de preços dos últimos 38 anos, a resposta do PP seja permitir o empobrecimento e acompanhá-lo com um corte nos direitos e serviços públicos”, disse ele.

“O governo do PP aproveitou este cenário para colocar uma tesoura na saúde e na educação pública”, disse a porta-voz do BNG Economia, que também apontou para a “multiplicação” de reclamações de sanitários e utentes do serviço e “demissões em massa”. produtos educacionais.

Além disso, Presas respondeu, a perguntas da mídia sobre a alternativa que o Bloco defenderia, que o que é “necessário” na Galiza é uma reforma tributária. “O governo está indo na direção oposta, temos que aumentar mais impostos sobre os rendimentos mais altos e reduzir os mais baixos”, disse.

gerenciamento de incêndio

Ana Presas aproveitou a sua aparição para denunciar o “absenteísmo” do governo galego perante a vaga de incêndios que assolou a comunidade nas últimas semanas. “O PP baseia a sua política de prevenção e extinção na duração, confiante de que vai chover”, disse.

Por isso, exortou o Presidente do Executivo galego, Afonso Ruedaconvocar um “gabinete de emergência” para ativar mais medidas de prevenção, monitoramento e repressão.