O encontro de universidades parceiras ibero-americanas do YachaY acontece no UNMDP

A Universidade Nacional de Mar del Plata recebeu hoje todas as entidades educativas ibero-americanas parceiras do YachaY, um projeto de investigação cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, que visa promover uma oferta académica mais personalizável, flexível e inclusiva. , em sinergia com o quadro produtivo.

As sessões de avaliação da primeira experiência sobre o tema mudanças climáticas continuarão nesta sexta-feira, 10 de novembro, também na reitoria localizada na Diagonal Alberdi Sur 2695.

Com grande expectativa, representantes de cada uma das instituições estiveram presentes na sala de aula “Silvia Filler” onde, além de discutirem os temas em questão, puderam se encontrar pessoalmente após iniciarem os vínculos mediados pela tecnologia. “Estamos aqui para avaliar a primeira experiência piloto do projeto que termina com o diploma em alternativas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Então o sistema não só tem uma parte educacional, mas também utiliza tudo que compõe o sistema YachaY, que ficará para a nossa universidade.”, explicou Natalia Poleggio, diretora de relações internacionais do UNMDP. Este sistema pretende ser inclusivo, acessível e completo, não limitando o acesso ao ensino superior, com a particularidade de que cada aluno poderá realizar diferentes mobilidades em universidades parceiras ou nas quais poderá ingressar no futuro.

“O projeto desenvolve um sistema que ajuda a combinar visões e promover a internacionalização de tal forma que os alunos possam, por um lado, beneficiar de uma educação verdadeiramente flexível, inclusiva e personalizável e, por outro lado, que o que estudam aqui na América é validado diretamente com estudos europeus. E que os créditos e reconhecimentos gerados pelo sistema constituem credenciais reconhecidas para o exercício do trabalho na Europa. »comentou Emmanuelle Gutiérrez y Restrepo, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Sobre os diferentes contextos políticos, sociais e económicos em que se encontram as universidades parceiras do YachaY, a Doutora em Educação pela Universidade de Guadalajara, María Elena Chan Núñez, apresentou a sua visão baseada em duas questões-chave. “Quando falamos em modalidade virtual, a primeira coisa que deve ser garantida é a acessibilidade, o fato de você poder acessar, mas enquanto houver conectividade, há o mínimo para que os alunos possam acessar. O interessante é que como tínhamos como objeto do nosso trabalho as mudanças climáticas, ou seja, a economia e a política das mudanças climáticas, percebemos que, por exemplo, aqui na Argentina, esse era um assunto muito delicado e havia uma grande demanda pelo diploma que foi oferecido para testar o sistema.

Relativamente a este último, o Diploma em “Alternativas de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas” somou mais de 200 consultas em apenas dois dias, o que rapidamente cobriu a quota de 45 vagas. Portanto, ao pensar em como continuará atuando, Poleggio argumentou que “Vamos repetir e reforçar tudo o que é ambiental. Pessoalmente fiquei surpreso, conseguimos essa experiência de piloto grátis e superamos as expectativas, o que acredito ser uma dívida que temos agora com todos os demais que estavam na lista de espera..

O Consórcio formado para a realização do projeto YachaY é coordenado por uma Universidade Peruana, a Universidade Continental e também uma parte científica pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), completada com o Consórcio de uma Universidade Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa ( UM); e seis da América Latina, dois do México, a Universidade de Guadalajara (UDG) e a Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), e outro do Peru, a Universidade Nacional do Peru Central (UNCP), e dois da Argentina, o Nacional Universidade de San Martín (UNSAM) e Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMDP). A estas universidades juntaram-se na proposta do projeto as seguintes entidades colaboradoras: Fundação Sidar – Acesso Universal de Espanha; Yachapanacuy TEC, Grupo SEPAR, Companhia Nacional das Indústrias, e Kipu Llaxta, do Peru; o Espaço Comum para Educação Online (ECESELI), México; Fundação Creatica Free, da Argentina.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."