O técnico marroquino duvida que a Copa do Mundo abra as portas para a Europa

O técnico marroquino Walid Regragui levou sua seleção às quartas de final da Copa do Mundo, a primeira vez que uma nação árabe chega tão longe no torneio.

Você pensaria que isso seria suficiente para prendê-lo a uma posição de liderança na Europa.

Mas Regragui não tem tanta certeza e ficou cético na sexta-feira quando questionado se está ajudando a mudar a percepção sobre os treinadores da região.

“Esta pergunta é provavelmente melhor feita aos clubes europeus: por que eles não contratam treinadores árabes?” indicado na véspera do jogo do Marrocos contra Portugal. “Pode ser uma questão de cultura. Talvez seja um estado de espírito.”

“Atualmente, acho impossível que o Manchester City ou o Barcelona contratem um técnico árabe. Eles nem vão pensar nisso”, acrescentou Regragui. incapaz de tal prova.”

Regragui falava na sexta-feira a poucos quilômetros de Doha em um encontro de dirigentes de clubes europeus de futebol organizado pelo presidente catariano do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi.

Manchester City e PSG estão entre os clubes mais ricos e bem-sucedidos da Europa. Ambos pertencem e são financiados por riquezas soberanas do Oriente Médio em Abu Dhabi e Qatar, respectivamente, e nunca contrataram um estrategista fora das bases de poder do futebol europeu e sul-americano.

Os donos do Man City em Abu Dhabi contrataram três novos dirigentes em 14 anos, vindos da Itália, Chile e Espanha. Em mais de 11 anos de propriedade do Catar, o PSG recrutou treinadores da França, Itália, Espanha e Argentina.

Regragui foi contratado pela Federação Marroquina de Futebol em agosto, depois que o técnico nascido na França ganhou fama ao guiar o Wydad Casablanca à Liga dos Campeões da África na última temporada. Ele também trabalhou anteriormente no Catar.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."