Os Ingleses estão a trabalhar numa competição entre clubes galegos e portugueses

Os Ingleses são há muito uma das referências do rugby galego, distinguindo-se durante o 1º Concurso Nacional, sem passar para categoria superior. Assumir este desafio não só apresenta dificuldades desportivas, mas também pode ser um desafio muito difícil para aos cofres de um clube cujas receitas são muito limitadas, pois, só com viagens, representaria uma despesa entre 40 e 50.000 euros. Este problema é algo que ocorre na maioria dos desportos a nível amador, o problema de fazer diante de enormes gastos que impedem uma equipe de se manter em uma categoria superior, porque o gasto colocaria em risco a sua própria sobrevivência, transformando o preço da promoção em doces envenenados.

Procurando aumentar o nível de competitividade, O clube de Vilagarcia, juntamente com outros do sul da Galiza, está de olho em Portugal, onde mantém boas relações com diversas entidades.começando a considerar a possibilidade de criar uma espécie de liga transfronteiriça, em que competiriam clubes do sul da Galiza e do norte de Portugal, com viagens próximas e acessíveis para as finanças do clube.

Como exemplo, cEles participaram de competições semelhantes em outros esportes (caso da canoagem com a Eurorrexión) e o interesse de clubes como Pontevedra ou Vigo do lado galego ou Braga, Guimarães e Arcos de Valdevez do lado português.

A intenção era começar agora naquela mesma temporada e foi praticamente pensado para complementar a competição local, aproveitando muitos fins de semana em que os clubes galegos não organizam jogos. A intenção era melhorar a competitividade de todas as equipes participantes e criar sinergias entre as duas margens do rio Minho que possam ser benéficas para todas as equipes que participaram nesta iniciativa.

No entanto, eles encontraram um verdadeiro muro em forma de seguro estratosférico que os impede de completar com sucesso a competição“Quando outros esportes organizam competições sem nenhum problema, mas não entendemos por que colocam tantos obstáculos no rugby”. Quem o expressa é David Lema, treinador da equipa principal dos Ingleses e membro da entidade que, na passada sexta-feira, se reuniu com o presidente da Câmara de Vilagarcía, Alberto Varela, e com o vereador do desporto, Carlos Coira. Oficialmente foi uma visita para conhecer a nova sede do clube localizado na rua Álvaro Cunqueiro, bairro O Piñeiriño, e que foi inaugurado naquele dia. Mas aproveitando sua presença, o clube decidiu discutir a possibilidade de desempenhar um papel mediador em todo o Eixo Atlântico para garantir que a competição possa avançar. “Precisamos da ajuda das instituições para mediarmos perante o Eixo Atlântico e realizarmos um concurso que, segundo nós, pode ser muito importante para que possamos crescer a nível competitivo”, insiste Lema, antes de garantir que “ não temos outro jeito”. de crescimento, uma vez que, nas actuais circunstâncias, estamos muito próximos.

O clube não só bateu às portas da Câmara Municipal, mas também voltou os olhos para a Câmara Provincial para tentar avançar com um projecto emocionante que permitiria a todas as equipas participantes crescer e aumentar o número de jogos que disputam. durante a temporada porque é bastante limitado.

Os clubes galegos até vieram tendo praticamente subscrito um seguro particularmente caro, pois implicava uma despesa de sete euros por jogador e por jogo, mas isto não abrangeu os portugueses do outro lado do Minho. “É incrível que num mundo globalizado como este não exista um seguro capaz de cobrir a concorrência entre duas zonas fronteiriças consideradas a mesma eurorregião pela União Europeia”, explica Lema. Apesar das dificuldades que encontra, o clube pretende dar continuidade a esta iniciativa que considera essencial para melhorar a sua competitividade e aumentar o número de jogos disputados pelas suas equipas durante uma temporada.