Polícia portuguesa retoma buscas por Madeleine McCann

A polícia escavou perto de uma barragem perto do local onde a britânica Madeleine McCann desapareceu em 2007, no sul de Portugal, cujas buscas foram retomadas na terça-feira.

Cerca de 20 polícias com ancinhos e ferramentas semelhantes a enxadas formaram uma fila e começaram a retirar terra junto à barragem do Arade, a cerca de 50 quilómetros da Praia da Luz, local onde a filha, então com 3 anos, estava visto pela última vez com vida há 16 anos.

Mais cedo, alguns bombeiros foram vistos em um bote no reservatório.

As autoridades não informaram imediatamente o andamento da busca.

A operação, liderada por polícias portuguesas, coadjuvadas por agentes alemães e britânicos, foi anunciada esta segunda-feira. As autoridades portuguesas disseram que foi produzido a pedido da Alemanha.

No dia anterior, a polícia portuguesa montou duas tendas azuis e isolou a área. Mais de uma dúzia de viaturas e caminhões da polícia chegaram ao local na manhã de terça-feira.

Havia entre 20 e 30 policiais no bairro, alguns fardados. Segundo testemunhas oculares, as buscas começaram pouco antes das 8h.

A mídia portuguesa noticiou que foi a quarta vez que McCann foi procurado, após a operação inicial de 2007 no Algarve, e mais duas em 2013 e 2014. A última busca foi na Alemanha em 2020.

Acredita-se que seja a primeira vez que o entorno do reservatório foi estudado.

O Ministério Público de Braunschweig, na Alemanha, informou em comunicado na terça-feira que “está a decorrer em Portugal um processo-crime relacionado com a investigação ao caso Madeleine McCann”.

“As medidas são aplicadas no quadro do auxílio judiciário mútuo pelo Ministério Público português com o apoio de agentes do Gabinete Federal de Polícia Judiciária”, acrescenta a nota.

De acordo com o comunicado, as autoridades não estão divulgando “informações de fundo mais detalhadas… por razões investigativas táticas”.

Em meados de 2020, a polícia alemã identificou Christian Brueckner, um alemão de 45 anos que esteve no Algarve em 2007, como suspeito do caso. Brueckner negou qualquer envolvimento.

Brueckner está cumprindo uma sentença de sete anos de prisão na Alemanha por um estupro que cometeu em Portugal em 2005.

O suspeito está sendo investigado por suspeita de assassinato no caso McCann, mas não foi acusado. Passou muitos anos em Portugal, nomeadamente na Praia da Luz na altura do desaparecimento de Madeleine.

O desaparecimento de Madeleine despertou o interesse mundial por anos, com o público afirmando tê-la visto em lugares tão distantes quanto a Austrália, e gerou uma série de livros e documentários de TV.

A recompensa por informações que levem à descoberta de Madeleine, que teria agora 20 anos, já é de vários milhões de dólares.

As polícias britânica, portuguesa e alemã ainda estão investigando o que aconteceu quando a menina desapareceu de sua cama na cidade turística do sul de Portugal em 3 de maio de 2007. Ela estava no mesmo quarto que seu irmão gêmeo e sua irmã de 2 anos enquanto os pais dele jantou com amigos em um restaurante próximo.

Referindo-se às últimas buscas, Christian Wolters, procurador de Braunschweig, disse na terça-feira que “estamos a investigar em Portugal com base em algumas pistas”, mas não forneceu mais detalhes.

Segundo Wolters, a pesquisa “levará tempo”. As autoridades portuguesas indicaram que a operação vai continuar nos próximos dias.

___

Os escritores da Associated Press Kirsten Grieshaber em Berlim e Ciarán Giles e Jennifer O’Mahony em Madrid contribuíram para este relatório.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."