Portugal destaca 2.000 bombeiros contra 14 incêndios | Empresa

Portugal sofre há dias com uma sucessão de incêndios que, esta segunda-feira, ascendeu a 14 incêndios activos, com 2.000 bombeiros destacados sobretudo em dois deles, nas regiões centro e sul do país, e que provocaram a evacuação de quase uma centenas de pessoas e dois feridos ligeiros, segundo as forças de segurança, que continuam a investigar as causas.

Os pontos onde os incêndios apresentam maior risco são Ourém (140 quilómetros a norte de Lisboa) e Odemira, no distrito de Beja, a sul. E “o vento e as altas temperaturas” são os fatores que dificultam os esforços de extinção, como explicaram à Efe fontes da Proteção Civil portuguesa. As temperaturas rondam os 40° e deverão subir nos próximos dias devido à terceira onda de calor que atinge a península.

Um incêndio florestal provocou o encerramento da autoestrada A1 em Leiria, Portugal, na segunda-feira.
PAULO CUNHA (EFE)
Bombeiros trabalham na extinção das chamas no concelho de Odemira, Portugal, esta segunda-feira. LUIS FORRA (EFE)
Várias pessoas observam esta segunda-feira o incêndio florestal no concelho de Odemira.LUIS FORRA (EFE)
O fumo do incêndio florestal provocou o encerramento da autoestrada A1 em Leiria, Portugal, na segunda-feira.
PAULO CUNHA (EFE)
Um homem atira água para apagar as chamas do incêndio no concelho de Odemira, Portugal, esta segunda-feira.LUIS FORRA (EFE)
Uma pessoa observa o incêndio no concelho de Odemira, Portugal, esta segunda-feira.LUIS FORRA (EFE)
Vários automóveis circulam na autoestrada A1, em Leiria, Portugal, esta segunda-feira.
PAULO CUNHA (EFE)

Conforme noticiou este domingo a Agência Meteorológica do Estado (Aemet), uma massa de ar continental africano, muito quente e seco, entrou pelo sul e fez com que o termómetro continuasse a subir, atípico mesmo para este período, e isto até quinta-feira na maior parte. da Península.

Em Portugal, esta segunda-feira, cerca de 300 militares com 88 viaturas e dois meios aéreos combatem um incêndio em curso na localidade de Ourém, no distrito de Santarém, que feriu ligeiramente dois bombeiros e um civil socorrido. Em Odemira, 637 militares, com 183 viaturas e oito meios aéreos, trabalham contra um incêndio que feriu ligeiramente um bombeiro e com a assistência de outros nove agentes. Também aqui foram evacuadas 101 pessoas que residiam na zona devido à proximidade das chamas.

Mas eles não são os únicos. Na sexta-feira, mais de 70 concelhos do norte e centro de Portugal, bem como alguns do sul, estavam em risco máximo de incêndio devido às altas temperaturas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nesse dia, em Santo André das Tojeiras, zona florestal de difícil acesso de Castelo Branco, perto da fronteira com Cáceres, deflagrou um incêndio que, em 24 horas, devastou mais de 6.000 hectares e obrigou centenas de pessoas a ser evacuado.

No sábado, a situação levou Portugal a ativar o mecanismo ibérico de combate a incêndios e a solicitar a colaboração dos meios de comunicação espanhóis para o combater; Quando chegou domingo, mais de 1.000 militares já trabalhavam neste incêndio cujo perímetro chegava a “60 quilómetros”, segundo José Guilherme, comandante dos serviços de emergência encarregados das operações, em conferência de imprensa. Ele calculou que “o potencial deste incêndio “Isso pode chegar a mais de 20 mil hectares. »

Esta segunda-feira, o país tem 2.053 militares, 659 meios terrestres e 19 meios aéreos mobilizados, sobretudo no centro de Portugal, contra os 14 incêndios ainda activos.

Um dos incêndios em Portugal, perto de Cardosos, neste dia 7 de agosto.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."