Português Salvador Sobral vence Eurovisão em Kyiv

KYIV, Ucrânia (AP) – O português Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção no sábado com uma balada romântica que desafia a reputação de décadas do concurso de excessos cafonas e chamativos.

Sobral cantou sua música Amar Pelos Dois em tom alto e claro, acompanhado de cordas e piano.

Ao contrário dos outros 25 competidores que se apresentaram em um grande palco apoiado por luzes piscantes, sinalizadores e outros efeitos, Sobral cantou em um pequeno círculo elevado no meio da plateia, um contraste íntimo com os outros pomposos.

“Música não é fogo de artifício, música é sentimento”, disse Sobral ao receber o prêmio.

O búlgaro Kristian Kostov, segundo colocado, também demonstrou emoção. Sua balada “Beautiful Disorder” era cheia de melodrama e o cantor parecia esmagado pelo caos idílico.

O SunStroke Project da Moldávia terminou em um surpreendente terceiro lugar, apresentando uma música animada e jazzística chamada “Hey Mama”, que incluía uma apresentação inteligente no palco em que cantores de apoio escondiam seus microfones em buquês de casamento.

O italiano Francesco Gabbani liderou as probabilidades de vitória na maioria dos dias antes da final, mas terminou em sexto, embora a sua actuação parecesse incorporar a estética alegre e apelativa do festival: cantou um número motivacional sobre espiritualidade acompanhado por uma pessoa vestida de gorila.

O Festival Eurovisão da Canção, agora na sua 62ª edição, destina-se ao entretenimento apolítico. No entanto, essas doces intenções pioraram este ano, quando o país anfitrião, a Ucrânia, cortou a participação da Rússia devido ao conflito diplomático e militar entre as duas nações.

A Rússia é um dos participantes mais importantes do festival e, tal como a Suécia, tem o maior número de resultados entre os cinco primeiros neste século. No entanto, Kiev bloqueou a candidata russa deste ano, Yuliya Samoylova, durante uma viagem que ela fez à Crimeia após a anexação daquela península por Moscou em 2014.

Em resposta, o canal estatal russo Canal 1 recusou-se a transmitir a competição e substituiu a final de sábado pela transmissão do filme “Alien”.

O conflito entre Moscovo e Kiev é uma dor de cabeça para a European Broadcasting Union, produtora da Eurovisão, que faz o possível para manter a separação entre música pop e política. A exibição de bandeiras ou banners abertamente políticos é proibida e as cartas são monitoradas quanto a conteúdo provocativo.

Em 2009, a EBU rejeitou a participação georgiana com a canção “We Don't Wanna Put In”, uma crítica ao presidente russo, Vladimir Putin. No entanto, o sindicato foi criticado por não ter proibido a canção “1944” no ano passado, o que alimentou ainda mais as tensões entre a Rússia e a Ucrânia.

Esta fricção tem um toque de ironia, uma vez que o Festival Eurovisão da Canção foi fundado em 1956 para unir países que apenas recentemente estavam em guerra na Europa. Foi inaugurado um ano antes da fundação da Comunidade Económica Europeia, a antecessora da União Europeia.

Inicialmente incluía apenas sete países, mas expandiu-se para incluir mais de 40, incluindo países não europeus como Israel e a Austrália.

Heintz relatou de Moscou.

FONTE: IULIIA SUBBOTOVSKA e JIM HEINTZ (Associated Press)

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."