Promotores imobiliários consideram proposta do OE demasiado ambiciosa – Empresas

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários afirma que “isto aumentará a desconfiança dos investidores”, sugerindo que o “fim abrupto do regime de residentes Não Habituais”, que “terá um impacto muito negativo na atração e retenção de talento estrangeiro” em o país.

A APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários declarou durante esta quinta feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) é “pouco ambiciosa” e “limitada”, segundo um comunicado de imprensa.

Numa nota, a entidade sublinhou que voluntariamente, entregue a terceiros no parlamento, é “pouco ambiciosa e limitada nas medidas para mais habitação”, defendendo que “não promove o investimento, nem o crescimento económico” que “o país está necessitado.”

A APII refere que, “não que respeite a construção, é com surpresa que confirma que a redução do IVA, ou apenas a sua dedução na nova construção, não inclui a atual proposta de decoração”.

“Outro problema recorrente”, continuou, “é a instabilidade orçamental que Portugal atravessa”, sublinhando que o OE2024 “contribui, de forma negativa, para agravar este problema”.

Segundo a APII, “isto aumentará a desconfiança dos investidores”, sugerindo o “fim abrupto do regime de residentes não habituais (RNH)” que “terá um impacto muito negativo na atração e retenção de talento estrangeiro” no país. . .

“Em tempos de crise temos de ser ousados, esperamos que este Orçamento do Estado traga algumas soluções que o país precisa, mais crescimento económico e medidas para construir mais habitação a preços acessíveis para os portugueses”, afirmou Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, citado não relatado.

O líder associativo não defende, no entanto, o que se confirma “ou o contrário”.

“Vejam o exemplo do incumprimento da decisão do IVA na construção nova, uma obra para a resolução da actual crise habitacional. O próprio executivo não toma medidas relativamente ao problema habitacional, como é que isso vai acontecer resolvido”, questionou. .

No terceiro dia, o Governo submeteu à Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), que será discutida e votada na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro, estando a votação final global marcada para 29 de novembro. . .

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."